Como É O Curso de Design de Moda no Brasil? O que você precisa saber

janeiro 30, 2022
Hoje eu vou responder uma das perguntas que mais recebo: como é estudar Moda no Brasil? Precisa desenhar bem? Gasta muito com os materais? Vou frisar que tudo o que será dito é baseado nas minhas experiências. Pode ser que você tenha uma vivência completamente diferente da minha. E está tudo bem. Cada pessoa é única, cada instituição é única. 


Quero estudar moda. Como saber se esse é o curso ideal pra mim? 

A primeira orientação que dou é consultar a grade curricular de várias instituições que te interessam. A maioria das universidades disponibilizam essa informação no próprio site. Algumas dão um resumo de cada disciplina, outras não. Pelo o nome você vai conseguir ter uma ideia do se que trata cada uma delas.

A seguir a grade das principais faculdades de Design de Moda em São Paulo: 




FAAP 

SENAC 




Observe que faculdades muito voltadas para a área criativa vão ter a maioria de suas cadeiras em desenho de moda, desenvolvimento de coleções, produção de moda, desenho de acessórios, etc.

Já universidades na área de execução de projetos, vão ter matérias concentradas em modelagem plana, moulage, costura, modelagem 3D, e por aí vai. 

Existe também os cursos híbridos, que te ensinam um pouquinho de tudo e formam profissionais mais generalistas. 

Aí depende de você decidir qual rumo irá tomar. 


Gosto de Consultoria de Estilo, devo ir para o curso de Moda? 

A resposta é NÃO. 

Se seu único desejo é aprender consultoria de imagem, faça logo um curso de consultoria. O curso de Design de Moda em qualquer lugar do mundo vai te ensinar os processos de criação de um produto de moda, e não como montar looks, cartela de cores para cada pele, harmonia de acessórios e todas essas competências necessárias para um consultor. Entrar em Moda achando que você vai aprender algumas dessas coisas vai te gerar bastante frustração, pois realmente não estudamos nada disso.


Preciso desenhar bem para estudar Moda?

Não, não e não! Você só vai precisar desenhar relativamente bem se a instituição que você deseja estudar pedir uma prova de desenho. Mas até mesmo nesses casos, os avaliadores não costumam ser tãooo rigorosos assim.

A faculdade existe justamente pra te ensinar aquilo que você não sabe (ou sabe bem pouco) e precisa saber em uma X área. E ninguém precisa entrar desenhando de forma arrebatadora. Até mesmo porque moda não é só desenho.Eu mesma entrei, fiz o curso, me formei e hoje trabalho como estilista na minha marca. Faço desenhos bem mais ou menos. O importante é que eu entendo e consigo executar tudo certinho.


O desenho só vai ser importante se você quiser trabalhar com ilustração. E se sua vontade é somente aprender essa parte, eu indico fortemente que você procure um curso de ilustração de moda. Definitivamente será mais proveitoso. 

Tá, mas ao longo do curso se desenha bastante? Depende. Depende da sua grade. Onde eu estudei tinha muitas matérias de desenho, do início ao fim. Ninguém na sala foi reprovado, mesmo com a maioria dos alunos desenhando na média. O importante é que você se esforce e entregue os trabalhos. Sem entrega, sem nota. Lembre-se disso! 


Estudar Moda está bem longe do Glamour 

Filmes, séries e novelas ajudaram a construir uma imagem bastante distorcida da faculdade de moda. Na maioria dos casos, o aluno de moda é representado como uma pessoa fútil, superficial e viciada em compras. E as representações do curso em si são ainda piores: o aluno apenas desenha, assiste aos desfiles da temporada e discute se uma pessoa está bem ou mal vestida. 


Esqueça tudo isso! O curso em moda é puxado como qualquer outro. São madrugadas em claro fazendo atividades, lendo e colocando as matérias em dia. Achar que é apenas um cursinho leve, onde você poderá entregar qualquer coisa, vai te derrubar do cavalo de um jeito bem feio, meu amigo. 


Vou gastar muito com os materais?

Essa resposta depende, mas no meu caso posso dizer que sim. Cursos com muitas matérias práticas exigem materiais específicos: lapiseiras, réguas, materiais de costura, pastas, etc, etc. 

No meu primeiro semestre gastei cerca de R$600,00 reais. Esse valor pode ser pouco pra você, mas pra maioria das pessoas no Brasil é sim salgado. Por via das dúvidas, antes de começar a estudar, junte uma graninha. Tenho certeza que as economias vão te deixar bem mais aliviado e menos assustado quando o professor passar uma lista gigante do que precisa pra disciplina dele.


Texto escrito por Gabriela Lira. Caso use o texto como referência, por favor dê os créditos ao blog. Plágio é crime e está sujeito à pena!

Quer que eu escreva pra você? Entre em contato através do Instagram @blondevennus. 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.