Livros Sobre A Moda Nos Anos 40

outubro 06, 2021
Quem acompanha o blog ou o canal no YouTube já deve saber que eu adoro conversar sobre a moda na década de 1940. Pensando nisso, eu selecionei alguns livros sobre o tema, e vou colocar também links onde cada um deles pode ser adquirido.





A Moda da Década de 1940

Esse é o único livro da lista em Língua Portuguesa. A Moda da Década de 1940 faz parte de uma trilogia lançada em 2014 pela editora Publifolha. Os livros anteriores abordam a moda em 1920 e 1930. 

Essa é uma tradução do trabalho de duas grandes pesquisadoras de moda e design no século 20: Charlotte Fiell e Emmanuelle Dirix.


A Moda na Década de 1940 é dividida em seis capítulos, sendo o primeiro uma introdução e os demais segmentos do vestuário: acessórios, casacos, roupas para o dia, etc. 

A obra fala sobre a moda na França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. Isso deixa de fora outros países. No entanto, como o Brasil foi influenciado pela estética estadunidense, nós conseguimos ter uma base do que se usava por aqui. 


É um livro muito bonito e com imagens escolhidas a dedo, muitas delas inexistentes na internet. Diversas das imagens são de catálogos da década de 40,  com croqui e tudo, o que é ótimo para os que se interessam pela área da ilustração de Moda. 

O preço do livro gira em torno dos R$ 45,00 reais + frete. Considero um excelente investimento e indico de olhos fechados. Não me arrependo de ter o comprado. 

Compre aqui.

Fashions of A Decade: The 1940s

Lançado pela primeira vez em 1992, a série Fashions of a Decade percorre toda a moda do século 20. A cada década, um pesquisador de moda foi convidado para discorrer sobre ela. Em 1940, a pesquisadora responsável foi Patrícia Baker. 

Uma coisa que eu gosto muito no Fashions of a Decade é que todos os volumes são muito bonitos e com diagramação impecável. São livros coloridos e ricos em imagens, o que é fundamental para a memorização de estilos. 

A escrita é simples e direta, e Patricia conseguiu abordar os principais acontecimentos e tendências da época. Dou destaque para as notas de rodapé, que trazem curiosidades preciosas. 

Compre aqui.


Costume in Context: The 1940s and 1950s 

O livro de Jennifer Ruby peca nas ilustrações. Já adianto que não são as mais bonitinhas. Mas gostei de como ela narrou a moda na década de 40. Ao contrário dos outros livros, que foram escritos em linguagem técnica e com teor impessoal, Ruby contou uma história usando como argumento uma família, com pai, mãe e filhos. Essa família também tem alguns amigos e conhecidos.


Essa tática foi interessante pois trouxe verossimilhança, mostrando o guarda-roupa de cada indivíduo a partir de sua idade, gênero e classe social. Ao utilizar personagens, a autora humanizou a narrativa e nos fez perceber como as roupas dizem tanto sobre as 
pessoas.

Uma crítica que faço ao livro, além das ilustrações, é o fato de que a década de 1950 ficou completamente em segundo plano, sendo assim, eu nem indico como referência para os anos 50.

É um livro curto e bastante Introdutório, para uma pesquisa densa, talvez não seja o melhor.

Compre aqui.


Fashion in The 1940s 

O livro de Jayne Shrimpton peca na diagramação, que me pareceu bastante desleixada. Não tive contato com o livro físico, apenas com o e-book e não sei se são diferentes. 

Fashion in The 1940s foca na moda da Inglaterra e toda a problemática do vestuário utilitário. O livro dá umas leves pinceladas no que estava acontecendo nos Estados Unidos e França, mas bem superficialmente.


Esquecendo a organização do livro, que não me pareceu das melhores, o texto é bom e uma ótima referência para pesquisadores iniciantes. 

Compre aqui. 


Nazi Chic? Fashioning Women in the Third Reich (Dress, Body, Culture)

Se você se interessa pela moda na Alemanha dos anos 40, recomendo o livro Nazi Chic de Irene Guenther. Esse livro é bastante específico e indicado para os que já estão mais avançados na pesquisa. 

A qualidade do trabalho é tanta que Nazi Chic se tornou o principal material sobre a estética feminina na Alemanha Nazista. 

Texto rico, mas não tão fácil para os calouros em História da Moda e Indumentária. De qualquer modo, não poderia estar fora dessa lista. 

Compre aqui.


Quer aprender a como organizar sua pesquisa de moda? Conheça o curso Como Pesquisar a História da Moda. Informações do curso aqui. 


Texto escrito por Gabriela Lira.Caso use algum material do blog como referência, por favor dê os créditos. Plágio é crime e está sujeito à pena! 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.