O Que É O Cottagecore E Quais As Suas Características?

maio 25, 2021
No Instagram e Tiktok não se fala em outra coisa: Cottagecore. A internet nos últimos anos tem criado estéticas (vsco girl, e-girl, soft Girl e afins), e a mais nova sensação do momento é um estilo de cores claras e aspecto campestre. 


O post de hoje não só vai falar o que é o cottagecore, como também irá mergulhar na História da Moda e traçar uma linha de comparação entre o cottagecore e outros estilos mais antigos que possuem a mesma essência e inspiração na natureza.


O Que Significa Cottagecore?

Não sabemos ao certo quem criou o termo. O cottagecore é fruto das redes sociais, e nesse caso é muito difícil mensurar sua data exata de criação e quem deu esse nome. As tendências nascem espontaneamente e vão sendo incorporadas por milhares de indivíduos ao mesmo tempo, até descobrirmos quem inventou é uma novela e haja pesquisa. 

Okay, não sabemos quem criou, mas sabemos que cottage em inglês significa cabana ou chalé, e isso foi muito bem escolhido porque define o estilo: uma estética de quem vive no campo. O cottagecore é portanto o visual de uma garota ou garoto que mora em uma cabana no interior.


Cottagecore Também É Lifestyle

As estéticas normalmente vêem acompanhadas por um estilo de vida que é complementar à aparência, com o cottagecore não foi diferente. Nesse sentido, o cottagecore busca a retomada da vida tranquila. Isso é fácil de entender porque surgiu durante a pandemia por COVID-19. Nos momentos de isolamento social, diversas pessoas puderam rever seus hábitos de consumo, a forma como lidava com os amigos e familiares, e até mesmo sua falta de conexão com a natureza. 



Pra deixar as coisas mais claras, fiz uma lista com as atividades que fazem parte do lifestyle cottagecore: 

• Contato direto com a natureza (isso inclui passeios frequentes a parques, jardins, matas abertas, etc);

• Valorização do slow-fashion e o consumo consciente; 

• Reeducação alimentar. Menos fast food e mais comida caseira e saudável; 

Slow-content. Esse termo significa "Conteúdo lento" e passou a ser muito utilizado por youtubers e produtores de conteúdo em geral que estão preferindo produzir menos e com menos pressão por números e visualizações; 

• Limpar as redes sociais e seguir só os conteúdos de fato relevantes.

Apesar de vender essas ideias, é óbvio que nem todo mundo que segue a moda cottagecore segue o lifestyle. Às vezes a pessoa só tem interesse no visual e não no discurso que vem embutido nele.


Características da Moda Cottagecore

Como foi dito acima, o cottagecore busca o estilo campestre. Essa definição de estilo campestre por si só é complexa, pois o que seria o campestre em um mundo onde a tecnologia e internet percorrem os países de ponta-a-ponta? 

O cottagecore trabalha com a idealização do que seria uma pessoa do campo (esteriótipos). E assim, não há espaço para peças berrantes ou com aspecto excessivamente moderno.

Uma lista de peças e acessórios que servem para a moda cottage: 

• Estampa florais;
• Mangas bufantes;
• Mangas transparentes;
• Corpetes e stays estilo século 18;
• Jardineiras;
• Acessórios de pérolas;
• Estampa Vichy;
• Tons claros;
• Lenços no cabelo;
• Bolsas de Palha.

A partir de alguns desses elementos, você pode imprimir sua própria personalidade ao estilo. 

Relações Entre Cottagecore e Arcadismo

Essa vontade de retornar ao mundo rural fez parte do movimento árcade. O Arcadismo foi uma corrente literária e artística do século 18 que fez oposição ao Barroco.

O Arcadismo se pautou em grande medida nas ideias do poeta romano Horácio - duas delas em especial: fugere urbem (fugir da cidade) e carpe diem (aproveitar o dia).


Os poetas árcades sonhavam com a Arcádia, uma região da Grécia que foi pano de fundo para diversos mitos. A Arcádia seria um lugar mágico, tranquilo e ideal para viver. 

A filosofia epicurista também esteve presente nesse movimento. O epicurismo pregava a vivência equilibrada dos prazeres, diferentemente do Hedonismo que incentivava o prazer ilimitado. 


Mori Kei, Um Primo Mais Velho do Cottagecore

Em 2007, uma das subculturas japonesas mais famosas foi o Mori Kei. O visual nasceu a partir de um livro da escritora Choco.Não demorou muito para que as comunidades virtuais da época aderissem ao estilo, que consistia basicamente em emular a aparência de uma garota saída da floresta.

Apesar da natureza ser um elo entre o Mori Kei e o Cottagecore, o primeiro era alicerçado em looks formados a partir de camadas, ao contrário do cottagecore que deixa a pele mais à mostra. 

É importante lembrar também que a modelagem japonesa costuma ser diferente da ocidental, e as roupas por lá são mais soltas. 

Outra diferença entre Mori Kei e Cottagecore, reside na cartela de cores. O último prioriza tons claros e o primeiro tons terrosos e de aspecto natural. Entretanto, possuem duas característica em comum: utilização de roupas de brechós e tecidos de fibras naturais.

Informações sobre o curso aqui.



Texto escrito por Gabriela Lira.Caso use o texto como referência, por favor dê os créditos ao blog.

Quer que eu escreva pra você? Mande um e-mail para missblondevenus@gmail.com ou entre em contato através do Instagram @blondevennus. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.