História da Maquiagem - Fire and Ice da Revlon (1952)

maio 25, 2021
O ano era 1952, e a Revlon lançava aquele que seria um dos maiores sucessos da história das propagandas de maquiagem: a linha Fire and Ice. 

Para entender a simbologia de Fire and Ice, precisamos relembrar um pouquinho do contexto histórico do início da década de 50.

Dorian Leigh para Revlon (1952). Reprodução.

A segunda metade dos anos 40 foi marcada pela estética opulenta e ultrafeminina do New Look de Christian Dior. Essa moda, contudo não foi aceita imediatamente em todos os países. Lugares como Inglaterra, mantiveram a austeridade até os primeiros anos de 1950, e isso valia não só para roupas mas também para o consumo de cosméticos.

Dorian Leigh nos anos 40.

Quando Fire and Ice foi anunciado na Inglaterra, era uma mensagem clara às mulheres inglesas que os duros anos de guerra e suas consequências haviam chegado ao fim, e elas finalmente poderiam ter acesso às novidades de beleza.


Analisando a Propaganda 

A beldade escolhida para estrelar a campanha de Fire and Ice foi a supermodelo Dorian Leigh (1917-2008). Ela está em primeiro plano e usa um vestido ajustado na cor prateada, juntamente com um casaco gigante vermelho. As unhas pintadas carregam na mão esquerda um anel redondo. A beleza é complementada por um par de brincos longos e uma mecha cinza à direita. 

Dorian Leigh nos anos 50.

O slogan diz o seguinte: 

"Para você que adora flertar com fogo... que ousa patinar no gelo fino...

Revlon Fire and Ice para os lábios e pontas dos dedos combinando. Um escarlate exuberante e apaixonado, como diamantes em chamas dançando na lua!"

Dorian Leigh. Reprodução.

O tom já deixava explícito que era direcionado às mulheres de personalidade forte e que não tinham medo de serem notadas. 

Os produtos anunciados eram um batom e esmalte da mesma cor, e um removedor de esmaltes. O preço não foi especificado no anúncio. 



Revivais de Fire and Ice 

Ao longo dos anos, a Revlon fez cartazes em homenagem ao Fire and Ice, um deles datado de 1962. Na campanha, a modelo aparece em um interior luxuoso com um quadro rococó ao fundo. A decoração é exuberante e rica em porcelanas e mobiliário. O visual escolhido foi um vestido branco tomara-que-caia, casaca vermelha e um santuoso colar. O detalhe do anel novamente aparece nessa versão.

Campanha de 1962. Reprodução.

Outra versão famosa foi lançada em 1992, essa tentou ser um remake da original dos anos 50. Os elementos principais permaneceram os mesmos, e as cores dos anos 90 saltaram mais vivas.

Campanha de 1992. Reprodução.

Em 1994, a Revlon lançou o perfume Fire & Ice. Uma fragrância do tipo floral âmbarado.

Hoje, encontrar o batom Fire and Ice tem sido praticamente impossível. Apesar da importância dentro da história da própria Revlon, a linha parece ter se tornado obsoleta. 

Mais informações sobre o curso aqui.


Leitura de apoio: All Made-up - 100 Years of Cosmetics Advertising (2007) - Penny Dade 

Texto escrito por Gabriela Lira.Quer que eu escreva uma matéria de moda pra você??? Me manda um e-mail: missblondevenus@gmail.com


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