História da Maquiagem: Diferenças Entre As Maquiagens de 1940 e 1950

maio 13, 2020
Um olhar menos aguçado talvez enxergue anos 1940 e 1950 como sendo a mesma coisa em termos de maquiagem, e achará errado, pois mesmo tendo o batom vermelho como elo em comum, essas décadas possuem mais diferenças do que semelhanças. Espia uma listinha e veja o vídeo abaixo:

Foto: Reprodução.

A Pele em 1940 e a Pele em 1950

Vamos começar falando de algo muito importante pra construção da maquiagem: a pele. Nos anos 40 a base preferida foi o pancake, uma espécie de base cremosa e prensada com textura muito parecida às das bases mousse de hoje. Além do pancake, o pó compacto igualmente foi popular. Algumas mulheres usavam apenas o pó, dependia do gosto. Podemos dizer que a pele na década de 1940 foi seca e opaca. 

Para ler sobre a História da Maquiagem nos anos 40, clique aqui.

Em contraposição, a pele nos anos 50 foi bastante iluminada (o famoso glow). Estrelas como Marilyn Monroe inspiraram milhares de mulheres a usarem pontos de luz em lugares estratégicos do rosto. E com o boom dos cosméticos na década de 50, os produtos especificamente pra rosto redobraram. A aparência da pele nos anos 50 era muito mais carregada.

Para saber mais sobre a História da Maquiagem em 1950, clique aqui.



As Sobrancelhas em 1940 x Sobrancelhas em 1950

Eis aqui algo bastante perceptível. As sobrancelhas em 1940 costumavam ser de espessura intermediária e levemente arredondadas no seu ponto mais alto. Já as sobrancelhas dos anos 50 eram grossas e com marcação em formato de V invertido no ponto mais alto.


A sobrancelha dos anos 40 projetava uma imagem mais doce da mulher, enquanto as sobrancelhas em 1950 davam um visual mais "mulherão" e sexy. 

Sobre a história das sobrancelhas, clique aqui.


O Blush em 1940 e o Blush em 1950

A forma de aplicar o blush variou bastante ao longo do século 20. No entanto, em ambas as décadas o comum era aplicá-lo de uma forma que valorizasse seu formato de rosto. Explicando em pormenores, as revistas e livretos de maquiagem davam fórmulas para cada mulher. Por exemplo, quem tivesse o rosto muito estreito deveria aplicar o blush nas extremidades da face. E embora essas regrinhas sejam muito parecidas em ambos os períodos, o rouge nos anos 40 costumava ser mais marcado e concentrado no centro das bochechas, e o blush em 1950 na maioria das vezes era aplicado nas laterais da maçã.

Na primeira imagem a atriz Shirley Temple e na segunda Grace Kelly.

Os olhos em 1940 e Os olhos em 1950

Essa é talvez a maior diferença. Os olhos nos anos 40, na maior parte dos casos, eram neutros. Tanto que as propagandas de sombras dessa época são mais raras que as de outros produtos. Mas os olhos em 1950 foram bastante coloridos até. Havia uma gama de sombras relativamente alta no mercado comum, sendo as cores azul e verde abacate as preferidas.

Na primeira imagem a atriz Betty Grable e na segunda uma propaganda de sombras nos anos 50.

Outra diferença entre essas épocas é o uso do delineador. O traça gatinho foi praticamente inexistente entre 1900-1940, mas esse traço gráfico consagrado pelo antigos egípcios voltou com tudo nos anos 50. E é por isso, que podemos dizer que representações da década de 40 com delineado gatinho não são exatamente fiés.


Lábios em 1940 x Lábios em 1950

O batom vermelho foi o mais popular em ambas as décadas. Fato. Mas a cartela de batons expandiu muito nos anos 50. Os batons em tons de rosa e coral começaram a ficar populares. 

Primeira boca da atriz Lauren Bacall e na segunda de Dorothy Dandridge.

Outra diferença diz respeito ao formato dos lábios. A boca em 1940 tinha o arco do cupido mais espassado, e a além disso, o batom era de aspecto cremoso. A boca nos anos 50 também foi cremosa, porém os lábios costumavam receber generosas camadas de creme para dar brilho, e consequentemente a boca parecia maior. 

Texto escrito por Gabriela Lira. Caso use o texto como referência, por favor dê os créditos ao blog. Plágio é crime e está sujeito à pena!

Quer que eu escreva pra você? Entre em contato através do Instagram @blondevennus. 


Nessa playlist aqui eu conto mais sobre a História da Maquiagem.

Me siga no Instagram: @blondevennus 

Um comentário:

Dyene disse...

No dia-a-dia acabo fazendo uma misturinha dos dois, haha. Adorei o post!

Tecnologia do Blogger.