O Figurino de O Auto da Compadecida (1999) : Parte I - Personagem Dorinha

janeiro 14, 2020
2020 marca os vinte anos de lançamento do filme O Auto da Compadecida (2000), a produção é no entanto uma forma condensada da minissérie de mesmo nome exibida pela TV Globo em janeiro de 1999.

Dirigida por Guel Arraes, tem Matheus Nachtergaele e Selton Mello nos papéis principais como João Grilo e Chicó, respectivamente.

Figurino O Auto da Compadecida Dora
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.

O figurino tem assinatura de Cao Albuquerque, o mesmo responsável pelos figurinos de A Invenção do Brasil (2000), Lisbela E O Prisoneiro (1993), A Grande Família (2007), entre outros sucessos.

*Pode conter alguns spoilers*

Dora - A Mulher do Padeiro

Dora ou Dorinha, assim chamada carinhosamente, é casada com Eurico (Diogo Vilela), dono de uma padaria e patrão de João e Chicó. A personagem foi interpretada por Denise Fraga, que casou perfeitamente com o papel. 

O Auto da Compadecida 2000
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.

Dora, assim como o marido é avarenta, mas diferente de Eurico é muito esperta para coisas que envolvem dinheiro. Ela rotineiramente é infiel e gosta muito de bichos de estimação, chegando ao ponto de exigir que o padre enterrasse sua cachorra.

Um detalhe importante é que a história se passa durante os anos 30, e em um cidadezinha do interior da Paraíba, chamada de Taperoá.

O Auto da Compadecida filme 2000
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.

Dora é a personagem feminina que mais aparece e, é também a com o guarda-roupa mais extenso. Ela já é uma mulher casada, vivida, e em oposição à personagem Rosinha, usa bastante cores vivas, roupas com modelagem mais justa e usa também mais acessórios.

O Auto da Compadecida minissérie
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.

As Cores Quentes e Terrossas

A primeira aparição de Dora é com uma blusa sem mangas, cor de palha esverdeada, de botões e decotada. Ela usa ainda uma saia vinho e um avental.

Esse primeiro visual já diz muito sobre Dorinha, pois ao longo da história toda ela manterá uma silhueta que ressalta seu corpo, e sua paleta de cores será com predominância de tons sóbrios, tais como: vermelho, azul, roxo, preto, lilás, verde, branco e creme.

Dorinha Auto da Compadecida
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.
O segundo visual de Dora é pra mim o mais marcante: um vestido vermelho com detalhes em branco. Há ainda a presença de uma carteira de mão em cor clara.

A modelagem do vestido não é muito parecida com a década de 1930, e se assemelha mais aos vestidos de passeio dos anos 40.

Dora Denise Fraga
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.






No momento em que flerta com Chicó, Dora aparece trajando uma saia justa na cor marrom avermelhada e blusa em cor creme, bordada nas golas e barra, que também são decalcadas em formato arredondado.

Auto da Compadecida Guel Arraes
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.
O quarto look por sua vez, parece ser uma inversão do terceiro, já que a personagem veste uma saia clara com uma blusa mais escura.A modelagem da blusa tem gola de babados e dá destaque para a região do pescoço. Dora usa ainda um xale, elemento que se repetirá outras vezes em seus looks, e uma carteira de metal, acessório bastante comum entre as mulheres durante 1920 e 1950.

O Auto da Compadecida
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.
O tom de palha esverdeada volta a se repetir no robe que ela usa ao esperar Eurico chegar em casa. A peça se bem observada de perto, apresenta bordados florais nas faixas brancas.

O Auto da Compadecida Globo
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.

As Cores Frias e o Luto

Nas cenas em que Dora pede a extrema-unção à sua cachorra, ela veste uma saia justa em tom vinho e uma blusa lilás com estampa floral, e novamente aparecem os babados na gola. 

Nas cenas subsequentes, ao saber da morte da cachorra, ela aparece com a mesma saia vinho; porém usando uma blusa azul claro.Ela usa também um véu de renda preta. Usar véus em velórios era algo muito comum entre as mulheres católicas no começo do século 20.

Dora O Auto da Compadecida 1999
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.
Já no enterro, ela aparece toda de preto, com um vestido básico, véu e novamente uma carteira de mão.

O Auto da Compadecida
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.

As Cores Claras e os Detalhes

Ao receber a proposta para ter um novo bichinho de estimação, a personagem de Denise Fraga aparece por primeira vez usando apenas cores claras.

Esse look sim representa muito bem a década de 1930. Dora veste uma saia de cintura altíssima e uma blusa com mangas franzidas na barra, onde se nota que é um tecido estampado de pontinhos.

Denise Fraga filmes
Denise Frase como Dora. Foto: Reprodução.
Sentada na calçada, Dora usa um vestido escuro de estampa clara com um xale. O destaque dessa cena, no entanto, é o fato dela estar segurando uma revista antiga. 

Esse detalhe pode passar despercebido, mas configura ao enredo maior verossimilhança. Pela capa parece se tratar de uma revista voltada ao público feminino

O Auto da Compadecida 1999
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.
A Roupa Íntima

Em seu encontro com Chicó e Vicentão, podemos ver um pouco mais da roupa íntima de Dora. Ela usa camisola com corselet e sutiã.

O corselet durante os anos 30 tinha o intuito de modelar o corpo da mulher e fazer com que as roupas assentassem melhor, de modo mais harmônico às silhuetas vigentes.

O sutiã por sua vez, é uma meia-taça, que embora cônica, não chega a ser um Bullet Bra.

O Auto da Compadecida figurino
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.

Os Últimos Visuais

Ao receber João Grilo com o gato, Dora veste uma saia avermelhada com uma blusa de fundo claro e estampa floral, e mais uma vez há recortes de babados. 

Na noite em que Rosinha chega à cidade, Dora está com um conjunto de saia azul e blusa verde azulada em tecido brilhante.

O detalhe especial dessa peça é a gola toda trabalhada em detalhes brancos. E no dia seguinte, ela retorna às cores terrosas com um belo vestidinho na altura dos joelhos em tom caramelo.

O Auto da Compadecida Dora
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.
Os três últimos looks de Dora são: um conjunto de saia verde escuro com blusa branca e gola recortada, um vestido roxo com xale vinho e um vestido verde bordado na parte de cima.

Denise Fraga Auto da Compadecida
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.OO
O Penteado e A Maquiagem

Outras coisas que eu gostaria de destacar na construção visual da personagem são a maquiagem e o penteado.

Dora usa um penteado bem típico dos anos 30, época que mesmo mulheres de cabelos mais longos tinham o costume de enrolar os fios a modo de parecer que tinham cabelo curto.

Minissérie O Auto da Compadecida
Denise Fraga como Dora. Foto: Reprodução.
E o segundo detalhe trata-se do uso do batom vermelho por Dora do início ao fim do filme.

Reflexão Sobre Dorinha

Ainda que usar a cor fosse normal em países da Europa, Estados Unidos e até mesmo em algumas capitais do Brasil, o ato de uma mulher casada usar batom vermelho morando em uma cidadezinha do Interior do nordeste, permeada por puritanismo, é com certeza um forte discurso vestimentar de controle sobre a própria imagem.





Informações do curso aqui.



Caso use o texto como referência, por favor dê os créditos ao blog. Plágio é crime e está sujeito à pena!

Quer que eu escreva pra você? Entre em contato através do Instagram @blondevennus. 

Me siga no Instagram: @blondevennus 

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bem, eu já vi o filme mas nem conseguiria me lembrar em que época se passou ou me lembrar de algum elemento para supor uma década.

Tecnologia do Blogger.