Uma Autêntica Maquiagem de 1940

outubro 05, 2019
A Cinearte foi uma revista que além de falar sobre cinema, também trazia muitas curiosidades e dicas de beleza, e eu encontrei um tutorial de maquiagem dos anos 40 que vale a pena ser compartilhado. Segue transcrição: 

Os Produtos Necessários

É bem simples realmente, com inúmeros segredos particulares das estrelas, você poderá fazer o seu novo "Make-up" em apenas 5 minutos.

Eis o preparo necessário: pó base, pó de arroz, rouge, batom, lip gloss, máscara e sombra para os olhos. E os instrumentos necessários são: escova para pele e toalhas para o rosto.

História da Maquiagem 1940
Lana Turner. Foto: Reprodução.
A Base e o Rouge 

Agora quanto ao método de maquiagem: o pó base deve ser empregado no pescoço, braços, mãos e costas, assim como no rosto, seguido de uma tênue camada de pó de arroz, o excedente retira-se com a escova. Isto torna a pele macia e pronta para o rouge.

Maquiagem Anos 40
Ava Gardner. Foto: Reprodução.

Há uma ou duas maneiras próprias para a aplicação com sucesso do rouge. Primeiro: deve-se colocar de acordo com o formato do rosto.

Se por exemplo, o seu rosto é redondo, deve ser aplicado nas proximidades do nariz, se é magro, um pouco distante do nariz, se é comprido, um efeito de maior arredondamento é dado para uma leve pintura para a ponta do queixo e dos lóbulos das orelhas se estiverem descobertas.

Maquiagem Vintage
Ava Gardner. Foto: Reprodução.

Tendo considerado o formato do rosto e aplicado o rouge de acordo com isso, vem o ponto mais importante: nunca deixe um espaço entre o carmim e as pestanas, mas com as pontas dos dedos, espalhe bem a pintura, até fazer desaparecer este claro sob as pestanas inferiores.

Se você deixar um espaço branco entre as pestanas inferiores e o rouge vai parecer mais velha e dar a sensação de cansaço aos seus olhos.

Lauren Bacall Makeup
Rita Hayworth e Lauren Bacall. Foto: Reprodução.

Após o rouge (se você já estudou o seu perfil no espelho e se certificou de que o colorido se confunde tão suavemente, de maneira a se tornar imperceptível) faça uma segunda aplicação de pó de arroz e dessa vez uma forte camada é passada (não esfregada) sobre a pele. Começa-se pela linha do maxilar para cima, deixando o nariz por último.

Tutorial Maquiagem Anos 40
Ava Gardner. Foto: Reprodução.

Certas estrelas passam uma quantidade extravagante de pó de arroz, mas depois passam uma escova no rosto, removendo-se o excesso e a pele volta a se tornar macia, preciosa e linda.

Foto: Reprodução. 

Os Lábios 

A seguir vem o batom, comece por pintar o lábio superior somente, pois deve fazer como fazem as estrelas: apertando o lábio superior formalmente contra o lábio inferior, pintará assim toda a boca de modo mais natural possível.

Agora um toque especial é dado com o Lip Gloss Max Factor,  levemente aplicado sobre os lábios pintados, tornando-os deslumbrantes.

1940s Makeup
Mauren O'Hara. Foto: Reprodução.

Os Olhos e Sobrancelha

Por último, mas não menos insignificante: os olhos. Grandes, bonitos e brilhantes é como o desejamos - e hão de se tornar assim se você aplicar a máscara, o sombreado e o lápis de sobrancelha sob esta técnica: umedeça a escovinha para pestanas com água fria e esfregue levemente sobre a massa da máscara.

Agora escove os cílios superiores com toques para cima, os inferiores para baixo.

Beleza na Segunda Guerra Mundial
Vivien Leigh. Foto: Reprodução.

Na opinião das estrelas, quando aplicar a máscara, use um pouco mais de pintura nos cantos exteriores e puxe uma linha muito suave com o pincel de sobrancelha abaixo dos cílios inferiores.

Foto: Reprodução.

O sombreado dos olhos deve estender-se das pestanas  para as sobrancelhas - e a cor deve ser aplicada de leve na pele até confundir-se, devendo ser mais forte ao longo das pálpebras.

As estrelas alisam as pontas das pestanas para dar um acabamento sedoso.

History Makeup
Ava Gardner. Foto: Reprodução.

Um lápis de sobrancelha completa o "Make-up" e é usado para acentuar, mas não para alterar a linha natural das sobrancelhas.

Apesar disto você pode puxar, dando uma inclinação para a extremidade de qualquer sobrancelha. Isto dá uma expressão bonita e um brilho especial aos olhos.

Fonte: 
Revista Cinearte, 15 de agosto de 1940.
 
Me siga no Instagram: @blondevennus 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.