O Dicionário Da Beleza Vintage e Retrô

setembro 18, 2019
Na comunidade vintage existem muitos termos em inglês, e pra facilitar, eu elaborei um dicionário com os principais termos utilizados, especialmente no que dia respeito à moda e beleza.

Maquiagem vintage
Foto: Reprodução.

Acurácia: Significa precisão, fazer uma coisa extremamente parecida com uma outra em todas as etapas, por exemplo: "Desejo fazer uma saia com acurácia dos aos 60, isto é, o eu-lírico da frase deseja fazer uma segunda peça muito parecida com uma primeira.

Almond nails: Em português significa unhas amendoadas e são parecidas com as unhas de stiletto, porém a ponta é mais arredondada.

Almond nails
Exemplo de Almond Nails. Foto: Reprodução.

Antique: Diz respeito à antiguidades, coisas com no mínimo cem anos de idade.

Boudoir: Durante os séculos 18 e início do século 20 foi um quarto onde as mulheres se trocavam e se maquiavam. Hoje em dia diz  respeito à fotografias de ar intimista e com roupas de dormir, lingerie, etc.

Boudoir Photography
Exemplo de Boudoir. Foto: Reprodução.

Bumper Bangs: Franjas feitas com um rolo e típicas dos anos 40.

Beehive Hair: Também chamado de penteado colméia, são os estilos bufantes que marcaram os anos 60.

Foto: Reprodução. Ronnie Spector em 1963 com penteado beehive hair.

Blonde Bombshell: Atrizes loiras de grande sex appeal. O termo surgiu ainda nos anos 30, mas se consolidou nos anos 50. Exemplos de loiras assim são: Marilyn Monroe, Jean Harlow, Mae West, Mamie Von Doren e Jayne Mansfield.

Jean Harlow Blonde Bombshell
Atriz Jean Harlow. Foto: Reprodução.

Cheesecake: Estilo de pin-up romântica e com inspirações sobretudo em ilustrações. Para mais detalhes clique aqui.

Cheeckbones: Em inglês significa maçã-do-rosto e nos anos 30 era o modo de aplicar o blush na lateral do rosto de modo que ficasse parecido com um contorno.

Foto: Reprodução.

Cupid's Bow: Formato de lábios típico dos anos 20 e 30 e que foi inspirado na atriz Clara Bow.

Entusiasta: Fã de algo ou de alguém.

Faux Bangs: Significa o mesmo que Bumper Bangs.



Faux Bob: Corte ou penteado de cabelo curto enrolado e muito popular nos anos 30.

Finger Waves: Literalmente significa ondas de dedos, e eram ondas feitas com a marcação de dedos pelos cabeleireiros. Foi muito popular nos anos 20.

Flapper Girls:  O correspondente em inglês para melindrosa, ideal de beleza dos anos 20. Nesse vídeo aqui eu falo mais sobre elas.

Gibson Girl: Ideal de beleza da Belle Époque, foram personagens criadas por Charles Dana Gibson e rapidamente se tornaram estilo nas ruas dos Estados Unidos e Europa. Mais aqui sobre as Gibson Girls.

Charles Dana Gibson
Ilustrações de Charles Dana Gibson. Foto: Reprodução.

Glamour Girl: ilustrações focadas no busto feminino e que mostravam as mulheres em trajes de gala. Esse estilo de pintura era típico da artista Zoe Mozert.

Glamour Ghoul: Em inglês significa fantasma glamourosa e é o termo que as seguidores do estilo horror/dark usam para se intitular ou initular umas às outras.

Hot Pants: Calcinhas de cintura alta, especialmente em trajes de banho. Atualmente o termo se estende também para calças, shorts e saias como sinônimo de cintura alta.

Hot pants
Exemplos de hot pants. Foto: Reprodução.

Lucite Purse: Nesse post aqui eu já escrevi sobre a história das lucite purses. Elas foram bolsas de acrílico muito usadas entre o final dos anos 40 e anos 50.

Old Hollywood: Antes de tudo significa  a Era de Ouro do Cinema Americano, porém na comunidade vintage é um estilo de pin-up que pode ser chamado também de glam pin-up. Nesse artigo eu listei 10 acessórios essenciais para o seu estilo Old Hollywood.

Pachuca: Estilo subversivo dos anos 40  e usado por imigrantes latinas nos Estados Unidos. Nesse post aqui eu escrevi mais sobre.

Pin-Curl: Modo de enrolar o cabelo usando somente grampos.

Exemplo de pin-curl. Foto: Reprodução.

Silver Screen ou Screen Siren: Eram as Sereias da Tela, as grandes atrizes e influenciadoras de beleza. O termo foi bastante usado durante os anos 30.

Meu Instagram: @blondevennus e meu canal aqui 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.