A Moda na Banda Led Zeppelin - Como Cada Integrante se Vestia?

julho 04, 2019
É muito comum associarmos o movimento hippie à década de 1970, isso se deve ao fato de que o movimento ganhou força em países da América Latina especialmente nessa época.

No entanto, nos Estados unidos, país berço do movimento, os anos 70 já ilustravam uma pequena queda na popularidade da vertente de contracultura mais importante do rock.


Led Zeppelin anos 70
Led Zeppelin em seus primeiros anos.

A Marca do Led Zeppelin na Música

O auge do movimento hippie é na verdade a década de 1960. Os hippies, filhos da Geração Beat, contestavam o capitalismo, o nacionalismo e as guerras que eclodiam, tais como a Guerra do Vietnã.

Muitas bandas e gêneros do rock surgiram durante a década de 1960, entre eles: o rock progressivo (Pink Floyd, Yes, Jethro Full, Genesis, King Crimson) e o rock psicodélico (The Velvet Underground, Jefferson Airplane, 13th Flor Elevators, Iron Butterfly, Os Mutantes), mas dessa leva poucas bandas fizeram o que uma banda fez: não pertencer a nenhum estilo específico e buscar inspirações para as suas músicas fora dos gêneros que eram populares na época, essa banda foi o Led Zeppelin.


Moda led Zeppelin
Grupo reunido. Foto: Reprodução.

Formada nos finais da década de 60, inicialmente como New Yerdbirds, a banda já em seus começos demonstrava que seria um enorme sucesso. O primeiro álbum intitulado Led Zeppelin (1969) contou com faixas emblemáticas, tais como: Baby I'm Gonna Leave You, regravação de uma canção de Anne Bredon e Dazed and Confused.

A partir do álbum Led Zeppelin II também lançado em 69, e primeiro álbum do grupo a alcançar as paradas no Reino Unido e Estados Unidos, o Zeppelin passou a ser visto com mais cuidado pelos críticos da música.



Led Zeppelin II álbum 1969
Dois álbuns de estréia da banda.

Foram longos anos influenciando a música e também o comportamento de jovens, e é sob a perspectiva da moda que vamos analisar o Led Zeppelin hoje.


Cabe lembrar que eram quatro integrantes, e por tanto, além do estilo estético como um todo da banda, havia também o estilo pessoal de cada membro, e isso será analisado igualmente.


Robert Plant - Meio Hippie meio Boho Chic

Dono de um dos vocais mais aclamados do rock, Robert Plant tinha talvez o estilo mais despojado do Led Zeppelin. Suas combinações favoritas eram a calça jeans boca de sino, super apertada, muito popular nos anos 70 e alguma camisa aberta com estampa marcante.
Foto: Reprodução. Os integrantes da banda reunidos.

É possível observar o uso constante de cintos com fivelas e acessórios como: pulseiras, anéis e colares de contas coloridas e pedras. Além das camisas serem sempre muito vibrantes, Plant também ostentava uma enorme cabeleira loira e cacheada.

Robert Plant cantor
Robert Plant. Foto: Reprodução.

Jimmy Page - O Glamour de um Rockstar

Considerado um dos melhores guitarristas da história, Jimmy Page foi bastante excêntrico. Seus looks, ao contrário dos de Robert que demonstravam o lado jovial da banda, mostravam a faceta adulta e luxuosa do Led Zeppelin.

Jimmy gostava de usar conjuntos de terninhos e calças de alfaiataria boca de sino combinados entre si, com belas aplicações de estampas e/ou bordados.
Moda nos Anos 70Foto: Reprodução.

Ele navegava também pelo mundo das camisas sociais de cetim e outros tecidos brilhantes, além de gostar bastante de lenços de pescoço. Não era difícil ver Jimmy com algum par de sapatos sociais calçando meias coloridas.

Jimmy Page led Zeppelin
Jimmy Page.

John Bonham - O Estilo Informal

Baterista da banda que faleceu precocemente, John Bonham, também chamado como Bonzo, tinha uma moda casual, não beirava nenhum extremo, e é talvez o que mais saía de sua zona de conforto, experimentando um pouco de tudo.

John gostava de misturar calça jeans com terno, looks formais com chapéus informais e outras combinações que mesclavam os opostos. Uma outra característica de sua moda pessoal é o gosto por camisas de tricô coloridas.


John Bonham led Zeppelin
John Bonham.

John Paul Jones - Fã de Alfaiataria

Baixista, tecladista e polivalente do Led Zeppelin, afinal de contas tocava diversos instrumentos, John Paul Jones tinha o estilo mais formal dos quatro. Não gostava de mostrar muito as partes do corpo em seus looks e costumava seguir o dresscode de cada situação.

Camisas sociais com calça de alfaiataria, blusas fechadas e cores sóbrias são parte de sua moda, que tem se mostrado chique e formal até os dias de hoje.


Led Zeppelin anos 1970
John P. Jones. Foto: Reprodução.

Me siga no Instagram: @blondevennus

Introdução feita por Iohana Escobar, 23 anos, gaúcha, estudante de Comércio Exterior e dona do blog sobre música e cultura O Estranho Mundo de Ioio (aqui

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.