Sete Filmes Antigos Sobre Moda

junho 24, 2019
Pode parecer que não, mas desde muito tempo a moda tem sido debate e inspiração para muitas artes, inclusive para o cinema.De Modelos (1944) à Cinderela em Paris (1957), confira a lista com 7 filmes sobre Moda que retratam esse universo entre os anos 40 e 60.

Cena do filme Modelos (1944). Foto: reprodução.

Modelos (1944)

Com título original de Cover Girl (Garota da Capa), Modelos é dirigido por Charles Vidor e protagonizado por ninguém menos do que Rita Hayworth, no filme ela interpreta uma dançarina sem muita fama, que vê em um novo concurso que busca o novo rosto das revistas, uma chance de alavancar a sua carreira.

Foto: Reprodução. Rita Hayworth.

O filme é extremamente colorido e com um figurino de cair o queixo, assinado por Travis Banton, figurinista de cinema com uma trajetória interessantíssima e sólida na Old Hollywood.As roupas de Modelos são uma síntese do que era a alta costura nos anos 40.

Cover promocional de Modelos (1944). Foto: reprodução.


An Old Fashioned Girl (1949)

O enredo acompanha as venturas e desventuras de Polly, uma jovem professora de música simples do interior que fica extremamente impactada com os modos de vida da cidade grande e todos os elementos que o cercam.


A moda na história desempenha papel fundamental, pois é um meio de distinguir ricos de pobres, campesinos de burgueses e todos os outros contrastes possíveis que são expressados externamente para afirmar status social.

Apesar de ter sido gravado na década de 40, o longa, igualmente, ao período da novela que lhe deu origem, se passa durante a Segunda Revolução Industrial, o que prova mais uma vez que desde muito tempo a moda é objeto de observação crítica.

Modas de 1934 (1934)

Com título original de Fashions of 1934, a película se passa nos anos 30 e foca na indústria da falsificação de roupas que eram vendidas como de alta costura.Com pitadas de humor e romance, o filme é estrelado por Bette Davis no papel de uma estilista de terceiro escalão.

Bette Davis em Fashions of 1934. Foto: reprodução.

O filme se torna interessante ao mostrar que ainda naquela época as tendências nos Estados Unidos, assim como em boa parte do mundo, eram importadas da moda parisiense.

A personagem de Bette serve como retrato do estilista da época, e podemos notar que já existia grande preocupação em todas as etapas de produção de moda, passando pela criação de croquis, fotografias de editoriais, desfiles e fechamentos de contratos ligados à indústria e comércio. 


Cinderela em Paris (1957)

Estrelado por Audrey Hepburn e Fred Astaire, o filme gira em torno de Jo Stockton, uma moça que trabalha em uma livraria e é escolhida para ser modelo em uma nova campanha de uma revista americana.

Foto: Reprodução.

Por conter um certo ar de comédia, em alguns momentos esse musical brinca com estereótipos existentes, no qual, mulheres bonitas são vistas como burras e as inteligentes como pouco atrativas.

Jo é fã de filosofia, ávida leitora, muito organizada, porém é pouco atraente fisicamente à primeira vista, mas é o seu jeito único de ser que a faz interessante aos olhos do fotógrafo Dick. 

Audrey Hepburn em Cinderela em Paris (1957). Foto: reprodução.

O filme é um resumo de como a moda nos anos 50 era encarada: acelerada, detalhista e por vezes excludente.

Um ponto interessante na produção do filme é que algumas supermodelos da época, como Dovima e Suzy Parker apareceram no elenco, além é claro de ter tido o figurino assinado pela lenda Edith Head, embora parte do guarda-roupa de Audrey tenha sido desenvolvida por Givenchy, inclusive o inesquecível vestido vermelho da cena da escadaria.


Aristocrats of Fashion (1940)

O curta metragem Aristocrats of Fashion, mostra em poucos minutos algumas tendências de estilo dos anos 40. O Fashion Film apresenta a moda praia repleta de estampas e listras coloridas, e uma moda gala elegantíssima com seus tecidos nobres e ornamentos florais.



Paris - City of Fashion

Em forma de documentário, o curta Paris- City of Fashion retrata um pouco do mundo fashionista de Paris. Algumas tendências como o uso dos tecidos tweed e o jacquard são belamente exemplificados com criações de Dior, Balenciaga, Jacques Fath e outros nomes da moda de alta costura européia.

Outro ponto interessante do curta é o encerramento com um desfile belíssimo em uma mansão repleta de grandes nomes da moda da época, e é curioso ver a diferença dos desfiles de hoje e de antigamente.



Styled in California 

Em forma de vídeo educacional, o curta Styled in Califórnia é apresentado pela atriz Janis Paige e tem o intuito de mostrar como era a moda na Califórnia nos anos 60.

As peças são da marca Montgomery Ward e tem como principais palavras de ordem o conforto e o colorido. As roupas foram feitas com tecidos leves e cores alegres, além disso, diferente dos filmes anteriores, esse mostra peças para mulheres, homens, crianças e adolescentes.


Existe alguns filmes biográficos de pessoas ligadas à moda produzidos entre os anos 70 e 90, mas eu deixarei para um próximo post.

Me siga no Instagram: @blondevennus 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.