A História do Polêmico Perfume Tabu by Dana (1932)

abril 03, 2018
Amado por uns, odiado por tantos outros, o icônico perfume Tabu by Dana é sem dúvidas uma das maiores controvérsias da história da perfumaria.

Foto: Reprodução. A versão na embalagem de violino pode ser encontrada até hoje.

O preço barato e as notas exóticas em sua composição, além de uma história permeada de sensualidade e polêmicas, fazem do Tabu um curioso perfume que merece ter a sua história vista de perto.

Confira as curiosidades e entraves que rodeiam até hoje esse clássico criado nos anos 30.

Tabu história
Propaganda dos anos 50 do perfume Tabu.

As Origens do Perfume Tabu 

A marca Dana foi fundada em 1932, na cidade de Barcelona por Javier Serra.O nome, de acordo com o próprio site da Dana, foi escolhido por ser de fácil pronúncia e por ter o seu significado atrelado ao bem estar, beleza e pureza, por exemplo: no Egito, Dana significa jovens de beleza exuberante e na mitologia Celta, Dana era uma deusa, que segundo as lendas, era vista semeando flores na Costa Mediterrânea.

No mesmo ano de sua fundação, a Dana lançaria aquele que seria o seu maior sucesso: o Tabu.

jean carles ma griffe
Propagandas de Ma Griffe e Shockings, perfumes também de Jean Carles.Via: reprodução.

A criação do perfume Tabu foi obra do perfumista francês Jean Carles, conhecido especialmente pela concepção da fragrância Miss Dior para Christian Dior em 1947 juntamente com Paul Vacher.

É de autoria de Jean também o Ma Griffe (1946) para Carven, o Shocking (1937) para Elsa Schiaparelli, Canoe (1935) para Dana e Elle..Elle, Indiscret (1936), Orgueil (1946), Tailspin (1940) e Tout Lelong para Lucien Lelong.

Foto: Reprodução.

Segundo as fofocas da época,o que foi pedido a Jean Carles era que ele criasse um perfume que pudesse ser usado por prostitutas, e o resultado foi uma fragrância sensual e com uma áurea quente entorno de si.

As Notas da Fragrância

A disposição do Tabu em notas fica a seguinte:

Notas de topo: Laranja, especiarias, néroli, bergamota italiana e coentro.

Notas de coração: Trevos, jasmim, ylang ylang, rosa búlgara e narciso.

Notas de fundo: Sândalo, âmbar, patchouli, almíscar, benjoin, civeta, musgo de carvalho, vetiver e cedro.

tabu by dana 1932 perfume
Anúncios antigos de Tabu.

A pirâmide do Tabu é complexa, bem pensada e definida como oriental.Sua saída é marcante e pode incomodar os que possuem ofato sensível, no entanto, depois de algumas horas ele se transforma em um atalcado que muito lembra ao cheiro de penteadeiras antigas.



A intenção de Dana era criar um perfume para mulheres modernas, que gostavam da sensualidade e cultivavam a feminilidade.

Sobre o Frasco de Tabu 

O frasco lendário de Tabu era um violino e as propagandas apresentavam ao fundo o quadro Kreutzer Sonata de 1901 pintado por René François Xavier Prinet, que por sua vez se inspirou na novela The Kreutzer Sonata do autor russo Lev Tolstói publicada em 1889, que igualmente se inspirou na Sonata número 9 de Beethoven (1803) para nomear sua novela.

perfume tabu origem
Na primeira imagem o quadro que inspirou os anúncios de Tabu e o conceito do perfume.

A novela de Tolstói é uma narrativa sobre um triângulo amoroso formado pelo personagem Pozdnyshev, sua esposa e um violinista.

Na obra, a sonata de Beethoven penetra na alma humana e é capaz de exercer sobre ela mudanças.O livro fala também das relações entre homens e mulheres, sexo, infidelidade e casamento.

Foto: Reprodução.

E se de acordo com Tolstói, a música seria capaz de nos mudar e fazer com que sejamos suscetíveis a certas experiências, o Tabu também tinha a intenção de ser a mola propulsora de transformação no comportamento feminino, convocando todas as mulheres a exibirem o seu lado sensual, muitas vezes reprimido pelo matrimônio e cuidados com a família.




O site oficial do perfume diz o seguinte sobre os anúncios de Tabu:

''O anúncio impresso 'The Violinist' apareceu pela primeira vez na Vogue e Harper's Bazaar em 1941, com a pintura 'The Kreutzer Sonata' do artista francês René Prinet. 

Foto: Reprodução.

A pintura apresentou o mais longo beijo comercial na história da publicidade impressa. O Tabu foi lançado nos EUA em Bergdorf Goodman, Fifth Avenue, Nova York. 

Sua deliciosa composição floral oriental começa com notas cítricas frescas e picantes. As especiarias no coração acentuam a beleza das flores exuberantes.''

tabu perfume história
Propagandas antigas do perfume.Via: reprodução.

A Recepção do Tabu no Brasil 

O perfume chegou ao Brasil em 1956 e já carregava consigo a fama de ter cheiro desagradável e de ser um perfume de mulheres com moral duvidosa, aos poucos as coisas foram mudando, o Tabu se tornou popular e inclusive homens passaram a usá-lo.

Há quem diga que a fórmula de hoje não é como a de antigamente, o que é perfeitamente compreensível, mas ainda assim, o Tabu continua com um aroma muito próprio e cheio de personalidade.

A Linha Tabu Atualmente

Outras versões mais novas foram criadas e pertencem à linha Tabu, são elas: Tabu Romance (2013), Tabu Flores (2006) e Tabu Segredo (2013), além do recente Tabu Rose (2015).

tabu história perfume
Propagandas antigas do Tabu.Fonte: reprodução.

O preço continua sendo barato em lojas de bairro e farmácias, com preço médio de R$ 8,00 reais cada frasco, e você ainda tem a opção de comprar as versões internacionais pela internet e com frascos diferenciados, até mesmo o frasco do violino pode ser adquirido.

Site do Tabu: aqui

Me siga no Instagram: @blondevennus 

9 comentários:

vintagepri disse...

Olá Gabi! Ótima matéria <3
Eu já conhecia toda essa fama que o Tabu teve em sua época de lançamento, eu queria tanto um vidrinho antigo, vou ficar na vontade!
Desculpa meu sumiço, tá super corrido! rsrss

Beijos,
Pri
www.vintagepri.com.br


.lívia. disse...

nossa adorei esse post! tbm conhecia a fama do Tabu e gostei mt de saber mais sobre!

www.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido

Paula Lopes disse...

Gente que legal conhecer a história atrás do perfume! Lembro que meu avô amava perfume (ele era o homem mais cheiroso que eu conheci!) e sempre falava de alguns que já havia usado. Tabu era um deles, que ele ganhou de presente. Tenha um ótimo dia, beijos!

Blog Paisagem de Janela
www.paisagemdejanela.com

Ariadne Rodrigues disse...

Oie, menina eu nunca vi esse perfume acredita? Vou até reparar agora nas farmácias e perfumarias se tem ele por aqui. Gostei muito de conhecer toda a história por traz da criação do perfume, inclusive das peças publicitárias :D

bjs

Ariadne ♥
www.devoltaaoretro.com.br

Gabriella disse...

Não sabia desse perfume não e que história hein mas adorei conhece-la.
http://www.colecionandosaudades.com/

Sandra May disse...

Como lembro desse perfume...
Tô super curtindo as postagens, adorei a do leite de rosas que uso sempre pra limpar a pele!
Beijos!

DannyAdMasc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DannyAdMasc disse...

Que história interessante sobre este perfume, curioso é que a palavra tabu tb se tornou relacionada a assuntos polêmicos.

Aline faria disse...

Eu amei esse post.pois eu trabalho na casa de uma centenária e tem esse perfume guardado em seu guarda-roupa até hj.
O cheiro é bem agradável.
Valerá apena relembrar essa história pra ela

Tecnologia do Blogger.