Rita Hayworth Revela Os Segredos Até Alcançar A Fama (1941)

março 18, 2018
Em 1941 a revista Cinearte publicou uma matéria extremamente interessante sobre o processo de construção da imagem da atriz norte-americana Rita Hayworth.

Muito se comenta que a estética de Rita foi modificada pela cruel indústria de Hollywood, que a transformou de bela morena trigueira à ruiva glamourosa sem traços de origem hispânica.

No entanto, o que poucos sabem, é que se transformar esteticamente foi uma vontade da própria Rita, que acreditava ser necessário mudanças para assim, poder chamar a atenção dos estúdios. Confira a matéria onde a própria Rita revela os seus segredos até a fama.

rita hayworth gilda
Foto colorizada digitalmente de Rita Hayworth no filme Gilda (1946).

O início da Carreira

A Gata Borralheira de 1941 compra o sapatinho que perdeu. Ela é impaciente e prática.Esperar pelo Príncipe Encantado nem sempre dá resultado - e às vezes a pobre Cinderella termina com os dois pés descalços.É assim que Rita Hayworth encara a questão.

E é por isto que Rita, Cinderella desconhecida há 5 anos, é hoje uma célebre estrela do glamour. Nenhum príncipe, nenhuma fada influíram na sua transformação. A mágica foi feita pelo seu próprio senso prático.

rita hayworth after fame
A jovem Rita Hayworth na década de 30.

Rita não era uma simples garota sonhadora e sentimental, quando começou a trabalhar como figurante na Fox, há 6 anos passados. Ela reconhecia sua posição humilde e envergonhava-se.


Uma das 300 figurantes no cenário representando um cabaré de luxo, Rita observava a estrela Loretta Young chegar ao set acompanhada de criada, cabeleireiro e modista.

Via Miss Young entrar numa luxuosa limusine, terminando o trabalho do dia.E a pequena Cansino (era este o nome de Rita naquela época) olhava Loretta Young não como um ídolo - mas como uma rival.
loretta young ramona
Loretta Young, a atriz que ganhou o papel principal em Ramona (1936).

O Desejo de Crescer Como Atriz 

Rita sabia algo mais: sua família pertencia ao teatro há 3 gerações. Os dançarinos Cansinos faziam sensação onde dançavam.Vestiam belíssimos trajes, boleros de cores harmoniosas, mantilhas finíssimas, pandeiros enfeitados de fitas e lantejoulas.

Papai Cansino costumava dizer a sua esposa: '' Tudo durante a dança deve chamar a atenção, deve fascinar os olhos.É que o público deseja exibição.E também dá os melhores lucros''.

mararita carmen cansino
Rita Hayworth na década de 1930.

Rita lembrou-se dos conselhos de Papai Cansino, há 5 anos passados, quando começou a sua campanha para fugir da fileira das figurantes.

O resultado de hoje é a prova de que sua campanha foi efetiva. O segredo é muito simples, se bem que um tanto comercial: ''Você tem que gastar dinheiro para ganhar dinheiro''.

- ''Minha conta de hoje no banco nada significa, em comparação com o dinheiro que tenho ganho'' - diz Rita Hayworth de 1941, rosto bronzeado do sol, em contraste com um traje de seda branco. 

Rita Hayworth Biografia
Rita Hayworth em 1930.

''É porque quase todo este dinheiro foi gasto na minha campanha.Jamais esmoreci um só minuto.Procurei sempre usar de sinceridade comigo mesma, quando trabalhava como figurante''.

''Para quê me iludir? Bastava olhar ao meu redor para ver as centenas de outras pequenas como eu, vivendo dia a dia à sombra da indústria cinematográfica, tendo apenas uma chance entre mil, de chegar a ser estrela.

Rita Hayworth vida
Rita Hayworth.

Tínhamos a mesma expressão, as mesmas roupas, o mesmo jeito de falar...Fiz análise série de mim mesma e verifiquei que era mais solicitada como figurante porque sabia dançar e tinha uns bonitos trajes de dança. Isto significa que eu obtinha 11 dólares por dia e meus lucros semanais, às vezes, passavam de 50 dólares.

Pensei sobre a situação e compreendi que, se quisesse melhorar e vir a ser alguma coisa no cinema, precisava de duas coisas imediatamente: experiência e roupas. Meu salário não podia proporcionar-me as duas. Por isso pensei um pouco mais e vi que obter vestidos primeiro, seria pôr o carro diante dos bois''. 
margarita carmen cansino rita hayworth
Rita Hayworth no começo de 1940.

''Minha voz era fina e cantante, não tinha bastante personalidade. Minha dicção era forçada e sem ritmo. Minha representação, é lógico, precisava de muito estudo, pois minha experiência era diminuta. Sendo extremamente tímida e acanhada, eu não sabia caminhar com elegância.

Decidi tomar aulas com os melhores professores de Hollywood. Lições dramáticas eram ainda mais caras. Tomei tantas lições quanto os meus recursos permitiam. Fiz alguns filmes de ''cowboy'', ganhando 200 dólares em cada um. E com esse ordenado extra, tomei mais lições.

Rita Hayworth 1930s
Rita Hayworth na década de 30.

Quanto mais ganhava, mais gastava. Certa vez, tinha aulas de voz e dicção quatro vezes na semana, gastando no total, 90 dólares. E ganhava somente 100. Eu não podia, naturalmente, pensar em roupas novas, vestidos bonitos, simplesmente porque era impossível comprá-los.

Mas não fiz o grande erro de aparecer pela cidade vestindo o que vestia. Já que não podia ser vista usando o que desejava, achei melhor não ser vista de maneira alguma''.

Rita Hayworth atriz
Rita Hayworth no início da carreira.circa 1941.

Os Primeiros Papéis Relevantes 

Como os fãs sabem, depois de um pequeno papel em ''A Nave de Satã'' Rita fez outras pequenas personagens em filmes  da TC Fox, como ''Charlie Chan no Egito'', ''Carga Humana'', ''Sob o Luar dos Pampas'', etc.

Certo dia prometeram-lhe o papel principal em ''Ramona''. Mas súbita mudança da direção do estúdio fez com que a promessa fosse esquecida. E Loretta Young ficou com o papel''.

rita hayworth
Rita Hayworth em Charlie Chan no Egito (1935).

''A Columbia estava procurando uma pequena morena de tipo latino, que soubesse falar espanhol, para interpretar algumas fitinhas de segunda classe. Consegui o contrato. O ordenado era de 200 dólares por semana, algo prometedor. Com ele, eu poderia dar o passo número 2 na minha campanha: roupas novas.


História Rita Hayworth
Rita Hayworth na década de 30.

Eu continuava naturalmente, com as aulas de drama e voz, e o dinheiro que restava não era muito. Resolvi, por tanto, economizar durante algum tempo, para poder comprar um traje de cerimônia que fosse de fato um nocaute.

A minha primeira compra de roupas quase me fez perder a respiração. Eu mal podia acreditar na realidade! O vestido era um sonho, em três tonalidades de verde. E o casaco em caracol pardo, fazia uma combinação interessante. Paguei 500 dólares pelo conjunto e tive momentos de remorso, ao pensar em minha extravagância. Mas, quando me vi no espelho, serenei. Nunca me vira assim antes!''

rita hayworth 1940s
Hayworth sendo garota propaganda no início da carreira.

''Na primeira noite que me vesti fui ao Trocadero. Não pensem que foi acidental. Fui a este club deliberadamente. Nesta época, ele era o ponto favorito de reunião das estrelas e dos produtores famosos e dos grandes executivos e fabricantes de estrelas...É que eu desejava chamar a atenção.

Rita Hayworth
Rita em trajes de banho.

O meu gasto de 500 dólares fazia parte desse plano. Minha intenção era fazer com que eles me notassem. Naquela noite, quando entrei no club, senti que todos os olhares se fixavam em mim.

Marlene Dietrich estava sentada em uma das mesas. Norma Shearer e seu grupo, em outras. As estrelas mais ricas e mais glamourosas de Hollywood ali estavam - todos olhavam para mim!!! Quase perdi a respiração''.

young rita hayworth
Rita em trajes de banho nos anos 40.

''Notei que o diretor Howard Hawks e Harry Cohn, (este último presidente da Columbia) conversavam numa das mesas ao lado.Procurei ser nonchalante* e não olhar para eles.


No fim da noite, Mr. Hawks veio à minha mesa, apresentou-se e fez um elogio encantador, do qual me recordarei: 'Notei quando entrou no clube e permita-me dizer-lhe que está encantadora nesse traje.Sobressai-se de todas as outras mulheres presentes. Gostaria de dar-lhe um papel num de meus filmes.Quer falar-me amanhã, por exemplo?''  Muito bem!  Harry Cohn olhou-me e quase explodi. - 'Essa pequena? Isto é fantástico! Ela trabalha em meu estúdio. E nunca tinha notado antes!' 

Rita Hayworth
Rita n começo dos anos 40.

Foi assim que Rita Hayworth se despediu das fitinhas de segunda classe para um dos papéis mais importantes, em Paraíso Infernal, com Cary Grant''.

young rita hayworth
Rita Hayworth e Cary Grant em Paraíso Infernal (1939).

Criando Sua Estética 

'' Depois de ter conquistado a grande chance, eu tinha que continuar com minha campanha mais do que nunca, diz Rita.


Eu me sentia encorajada meus gastos com trajes chamaram a atenção do grande produtor, meus gastos em lições dramáticas valorizaram o teste para o filme. Mas eu tinha que manter meu nome e meu rosto na lembrança dos produtores e do público.

Rita Hayworth biography
Rita Hayworth jovem.

Eu tinha que fazer com que eles me conhecessem e gostassem de mim.Tudo isto custou muito dinheiro. É preciso dinheiro para comprar vestidos de bailes inéditos, que não sejam vistos em todas as Rosas Marias e Lalás. É preciso dinheiro para comprar peles, jóias, carros que façam as pessoas olharem e perguntarem: - quem é esta? 


Rita Hayworth
Rita Hayworth antes da fama.

É preciso dinheiro para fazer com que os outros se lembrem de você, quando você é uma desconhecida. É preciso dinheiro e muita astúcia!
Por isso aluguei um agente de publicidade, dos melhores, a 75 dólares por semana. E porque ele era um especialista na sua profissão, segui todos os seus conselhos sem fazer perguntas.


Somente uma vez me recusei a fazer uma publicidade. Uma revista convidou-me para para posar numa série de fotografias, mostrando os inconvenientes da colegial que não se comporta bem numa festa. Não me pareceu conveniente ser fotografada, fingindo-me embriagada ou sem modos''.

margarita carmen cansino
O guarda-roupa de Rita Hayworth sempre chamou atenção.

A Publicidade a Favor de Rita Hayworth

Um exemplo da habilidade de Rita Hayworth de lidar com o público, está nas fotografias que ela manda para seus fãs. Há duas pilhas de fotos reservadas para isto. Uma é feita de retratos da estrela em trajes de banho, cheia de sorrisos, pernas e sex-appeal.

Estes são mandados para os homens. A outra pilha contém retratos de Rita em trajes sport ou de baile.São mandados para as mulheres.

Rita antes da fama.

O agente de publicidade de Rita Hayworth diz que isto é o que o franceses chamam de finesse. Sua gentileza e boa vontade em cooperar com os fotógrafos, tem resultado nos melhores lucros para a inteligente Rita.


Ela tem hoje um lucro de recordes, onde já estão colados 3.800 artigos a seu respeito.Suas fotografias já foram reproduzidas mais de 12.000 vezes.

Num só mês, teve seu retrato na capa de 6 revistas.E 36 outras dedicaram várias páginas ao seu guarda-roupa, sua carreira e seu método de beleza.

Rita Hayworth carreira
Rita Hayworth jovem.

Quando você considerar que Rita Hayworth teve somente 5 filmes realmente importantes, antes de Sangue e Areia - e ainda não foi estrela absoluta de um só...isso é uma publicidade fantástica! O resultado é que seus fãs brigam por causa de seus autógrafos e os estúdios recebem cartas e cartas pedindo novos filmes seus.


rita hayworth margarita carmen cansino
Rita Hayworth no começo de carreira.

Rita teve somente um dia de folga entre as filmagens de ''A Protegida do Papai'' e ''Anjos da Broadway'' - mas não ousou sacrificá-lo, passando todo o domingo posando para as fotográfos de Hollywood. Em retribuição, eles adoram a jovem artista e queimariam a última lâmpada em favor de Hayworth.


Há ocasiões também que podem retribuir gentilezas.Certa noite no cabaré Ciro, por exemplo, o produtor Arthur Hornblow oferecia uma festa. Do outro lado da sala estava Rita Hayworth, desejando um papel no seu filme ''Revoada das Águias''.

Rita Hayworth carreira
Rita Hayworth.

Os fotógrafos Hymie Fink, Carter, Albin e vários outros, reuniram-se em volta de Rita e bateram tantas chapas, que chamaram a atenção de todos os convidados.

Hornblow também ficou interessado e acabou oferecendo um teste à jovem artista. Rita só não fez o papel da ''vamp'' em Revoada, porque seu estúdio não quis emprestá-la.

rita hayworth 1940s margarita
Algumas capas de Rita no começo da década de 1940.

Rita continua sua campanha de vestir-se bem para conquistar a fama. Cada centavo gasto é capital empregado que trará bons lucros no futuro.- ''Por este motivo não compro diamantes nem outras joias caras. Isto é, acho que um bracelete de

diamantes é uma joia encantadora para se ter, mas não vale tanto quanto um vestido sensacional. Pelo preço de um bracelete, posso comprar 5 ou 6 vestidos, que de fato, prendem a atenção''.

Rita Hayworth
Rita no início da carreira.
A Atenção ao Vestuário

Seu guarda-roupa também é selecionado sob o ponto de vista fotogênico. Seus vestidos de noite são desenhados para acentuar suas linhas femininas.Ela gasta por ano, de 12.000 a 15.000 dólares, mas tem recebido de volta, publicidade no valor de 1 milhão de dólares.


Rita Hayworth
Rita Hayworth.

Rita confessa que não poderia fazer isto se tivesse que viver somente do seu ordenado de artista. Mas seu marido, Edward Judson, se encarrega das despesas da casa. Os vestidos de Rita custam de 150 dólares a 250 cada um. A artista inspeciona pessoalmente o desenho e a confecção dos mesmos. Um deles custou 300 dólares, é um vestido de noite em crepe vermelho vivo, aberto na cintura como um traje de baiana, revelando alguns centímetros de Hayworth ao natural.


Rita Hayworth
Rita na adolescência.

Mas valeu a pena, pois na noite em que apareceu no Ciro, os fotógrafos voaram em sua direção. Resultado: duas capas coloridas de revista e inúmeras outras publicações. Mesmo as suas diversões têm o seu valor prático.


Glóssario:
Nonchalante: Expressão francesa para dizer que uma pessoa é ou está indiferente.

Fonte: 
Revista Cinearte edição 552, 1941, páginas 24 e 25 

2 comentários:

Rafaela Ivo (@vultuspersefone) disse...

Rita Hayworth não é nem uma mulher, é um anjo!
Reconheceu desde cedo que tinha que ralar e investir pra ganhar destaque! Sabia reconhecer seus talentos e seus defeitos... Admiro muito essa mulher, essa rainha, essa artista! Adorei teu post! Beijão!

www.vultuspersefone.blogspot.com

Isadora disse...

Eu nunca pensei que a Rita teve que trabalhar tanto para poder se destacar entre tantas outras. Também nunca imaginei que ela pudesse ser tão ambiciosa. Mulherão que conseguiu o que queria. Para mim, uma verdadeira musa da década de 40. 😍

Quanta saudade de passar por aqui!!!! ♥ ♥ ♥

Tecnologia do Blogger.