A História do Sutiã - O Bullet Bra

janeiro 15, 2018
Frederick Mellinger foi o designer de sutiãs mais importante entre as décadas de 1940 e 1960, com visão inovadora e disposto a valorizar a silhueta feminina, Fred criou o famoso modelo de sutiã conhecido como Bullet Bra, uma peça estruturada que enfatizava as curvas e busto feminino.

Foto: Reprodução.

Embora tenha sido acusado de incentivar a vulgaridade pelos puritanos, Fred foi um dos profissionais mais prestigiados na indústria da moda, onde além de criar sutiãs, também trabalhou com camisolas, meias, vestidos, sapatos e várias outras peças. Sua marca, a Frederick's of Hollywood, fundada em 1946, existe até os dias de hoje. 

a história da lingerie
Frederick e sua modelo de busto.Foto por: Ron Vogel.

A batalha de Frederick contra a tradição do século XIX da mulher vestida, começou quando ele tinha apenas dezessete anos de idade. Impulsionado pela faculdade, ele se matriculou na aula noturna e ocupou um trabalho em uma grande Companhia Oriental como comprador de sutiãs. Após algumas semanas, ele percebeu a surpreendente importância da indústria da lingerie e decidiu tornar sua vida útil.

Foto: Reprodução. Propagandas de Bullet Bra.

Ele ficou na empresa por doze anos, aprendendo todos os aspectos do negócio de projetar para o marketing. Nesses anos, ele percebeu que os fabricantes, ao invés de projetar esses produtos para revelar os atributos naturais das mulheres, estavam realmente escondendo-os sob vários centímetros de renda, linho e almofadas. Algo novo era obviamente necessário, e Fred estava determinado a criá-lo.

lingerie anos 1950
Da esquerda pra direita: uma lingerie do século 19 e uma típica dos anos 50.

Ele primeiro ofereceu suas ideias para a empresa na qual estava, mas eles eram muito conservadores. Eles responderam rindo, colocando-o para fora do escritório. Fred não tinha escolha. 

Foto: Reprodução.

Se ele fosse seguir suas convicções, ele tinha de entrar em um negócio para si mesmo. Mas, quando ele estava prestes a se soltar pela primeira vez, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) eclodiu e ele se alistou. 

Ele passou dois anos e meio no corpo de sinal, carregando um manual de rifle em uma mão e uma história da indumentária feminina na outra. Teve sua licença do exército em 1945. 

1950s bullet bra
Mamie Von Doren com silhueta típica dos anos 50.

Novamente um civil, ele se estabeleceu para a tarefa aparentemente interminável de projetar uma dúzia de sutiãs radicalmente melhorados e, com um pouco de dinheiro que conseguiu levantar, abriu um pequeno escritório na 5th Avenue, em Nova Iorque. 

Foto: Reprodução.

Seu plano era contratar alguns fabricantes para fazer esses sutiãs para ele e depois vendê-los por correspondência. Em pouco tempo, os sutiãs de Frederick haviam explodido no mundo da moda. 

1950s bra lingerie
Lingerie dos anos 50.

Em 1946, ele mudou sua base de operações para Los Angeles. Como Hollywood era uma cidade única para apreciar a beleza feminina, era o sonho da vida de Fred ir para o oeste, onde suas inovações seriam verdadeiramente apreciadas.

Foto: Reprodução. Com e sem Bullet Bra.

Usando cada centavo que ele havia feito em Nova Iorque, ele alugou um modesto escritório em Chinatow."Foi um mergulho real", lembra ele. " Mas, ainda éramos estritamente um negócio de pedidos por correspondência e o escritório de correios central estava a poucas quadras de distância. Além disso, os ratos eram muito amigáveis".

Foto: Reprodução.

O terremoto que ele soltou sobre a indústria do sutiã não se segurou. Os tremores aumentaram, as encomendas aumentaram diariamente e, durante seis meses, ele foi forçado a se mover para bairros distantes.  

1940s lingerie
Diversas marcas foram influenciadas pela estética de Frederick.

"Era como se toda a mulher no mundo estivesse esperando por algo assim. Elas estavam orgulhosas de seus corpos e nunca gostaram da ideia de mantê-los escondidos. Tudo o que eu realmente fiz foi dar a essas garotas algo que elas sempre desejaram: uma chance de ser elas mesmas.

Foi tudo muito emocionante, mas não atingiu um pico até o próximo ano. Foi quando os estúdios de cinema começaram a ligar, pedindo-nos que mudássemos para Hollywood, onde seria conveniente para eles. Depois disso, estávamos realmente voando alto ...'' 

janet leigh psycho 1960s movie
Janet Leigh em bastidores do filme Psicose (1960).

Foi quando o nome de Frederick's of Hollywood foi adotado oficialmente, um nome que desde então tornou-se mundialmente famoso. Nos anos de 1950, Fred tinha uma longa lista de criações importantes creditadas a ele, entre elas: meias bordadas e meias de renda. 

Mas a contribuição de Fred mais amplamente aclamada foi no campo do sutiã. "Nossa contribuição ao design do sutiã, não foi uma inovação, mas uma eliminação".

Foto: Reprodução.

"Nossas clientes são donas de casa e estrelas de cinema, garotas universitárias e modelos de alta costura. Nós até vendemos para homens que querem dar presentes para suas esposas ou namoradas. 

O único problema com a venda aos homens é que há uma tremenda quantidade de trocas. Eles continuam confundindo os tamanhos de suas esposas e namoradas''. 

vintage lingerie 1950s
Propagandas da Frederick's of Hollywood.

O projeto do desenho em si geralmente começava com o difícil trabalho de obter as medidas exatas das dimensões do busto da modelo.

Feito isso, ele estava pronto para começar a experimentar, ajustando na modelo várias variações do sutiã que ele estava trabalhando e conferindo pontos especiais ao consultor de estilo.

História do Sutiã
Foto: Reprodução.

Às vezes, os experimentos continuavam por dias, às vezes por apenas algumas horas. Mas anos de experiência lhe ensinaram determinação, e raramente era desencorajado. 

"Não é como desenhar um vestido que simplesmente tem que ficar bom. O sutiã tem um trabalho a fazer, e é melhor que o faça perfeitamente.

Então você continua tentando, fazendo mudanças, ajustes. Há um ponto, eventualmente, que você sabe que você conseguiu a combinação certa de elementos e a experiência termina. Depois, é uma navegação suave '' 


fredericks of hollywood 1950s
Peças atuais da Frederick's of Hollywood.Fotos retiradas do site oficial da marca.

Por causa de seu sucesso em estimular o 'look de beleza natural' e ter sido uma tremenda influência em toda a indústria do sutiã, Fred era eventualmente chamado como O Rei do Sutiã, um título que ele se opunha dizendo: 

"Não existe tal coisa como um Rei do Sutiã! As únicas governantes neste reino são as meninas. Elas sabem o que querem e tentamos dar à elas''.

Fonte: 
Revista Adam, Vol.3, número 11 - 1959, páginas 20, 21, 22 e 23 - Peter Nimms.

Me siga no Instagram: @blondevennus

6 comentários:

Thayse Stein disse...

Essa silhueta, com o modelo de sutiã "mais pontundinho" é muito emblemática, né? Acho tão interessante saber mais sobre a origem dessas coisas, eu nunca tinha esbarrado com o nome dele e não sabia que ele tinha influenciado tanto assim. Gostei também de saber das produções atuais da marca.


Beijos
Brilho de Aluguel

Lulu on the sky disse...

Adorei saber mais sobre a história da lingerie.
Big Beijos,
LULU ON THE SKY

Quietude Ideal disse...

Interessantíssimo o conteúdo do teu blog! Eu sou fã de um retrô! Tudo muito bem escrito e completo! Parabéns pra ti =)

du-bop.com

Marisa Cavaleiro disse...

Como uma ideia inovadora se pode tornar um negócio de milhões...
Xoxo from Portugal

marisascloset.blogspot.com

.lívia. disse...

super retro mesmo esse modelo mais pontudo de sutia, adorei conhecer toda a historia dele!

www.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido

Ariadne Rodrigues disse...

Olá, engraçado que sempre vi essas lingerie em fotografias da época, mas nunca procurei saber como que elas surgiram. Achei muito bacana a história, e mais ainda em saber que o homem por traz dessa criação dava prioridade a beleza natural das mulheres :D os caras que dispensaram a ideia dele, quando viram o sucesso, devem ter se arrependido fortemente haha

bjus

Ariadne ♥
www.devoltaaoretro.com.br

Tecnologia do Blogger.