Peek-a-boo: O Cabelo de Veronica Lake e Seus Segredos

dezembro 10, 2017
Veronica Lake em sua curta carreira não chegou a protagonizar enormes sucessos no cinema. Os seus trabalhos mais importantes foram em Casei-me com uma Feiticeira (1942), Alma Torturada (1942) e A Dália Azul (1946).

Ainda assim, a atriz em seu tempo foi uma das maiores influenciadoras de moda e beleza, especialmente no que diz respeito a penteados.

Foto: Reprodução.

O cabelo de Veronica era grande e com ondas soltas que cobriam um lado do rosto. Esse tipo de penteado ficou conhecido como peek-a-boo, referência em inglês à brincadeira que os adultos fazem com as crianças pequenas de cobrir e descobrir o rosto.

Foto: Reprodução.

O peek-a-boo passou a ser largamente reproduzido nas ruas durante os anos 40, no entanto,  muitas mulheres na época, devido à Segunda Guerra (1939-1945) haviam começado a trabalhar na indústria e um cabelo solto não era o mais eficiente.

Alguns casos de acidentes envolvendo cabelos presos nas máquinas foram relatados, e o governo resolveu chamar a atriz para participar de um vídeo-campanha.



A campanha visava encorajar as mulheres a abandonarem os penteados soltos e substituírem eles por penteados práticos e que deixassem os fios pressos, evitando assim qualquer risco.

No vídeo, Veronica aparece ensinando um coque bastante elegante que deixa o cabelo completamente pra cima.

Foto: Reprodução.

A estética de Veronica Lake influenciou a criação de Jessica Rabbit, uma personagem animada que apareceu pela primeira vez em 1988 no filme Uma Cilada para Roger Rabbit de Robert Zameckis.

Jessica rabbit veronica lake
Veronica Lake e Jessica Rabbit.

Em novembro de 1941, a Revista Life apresentou uma matéria dedicada especialmente ao cabelo da atriz, segue trecho:

Foto: Reprodução.

A dona de tal cabeleira inevitavelmente enfrentava certos problemas. Um era o problema dos meninos nas esquinas que faziam grosseiras. Por esta razão, a Senhorita Lake considera conveniente dirigir em um carro fechado quando o cabelo estava solto. Muito mais grave era a tendência natural de ser assediada.

Com a vitória da uma vigilância constante, Veronica Lake conseguia evitar que fosse pega nas portas do carro e elevadores por fãs eufóricos. 

veronica lake fotos
Veronica Lake, foto: reprodução.

Quando ela vai a qualquer lugar, exceto para o estúdio, ela sempre usa uma rede ou um turbante, ou trança seus cabelos.Isso o impede de cair em sua comida no jantar e evita que ela se preocupe constantemente.

Se ela tiver que arrumá-lo enquanto ela janta em um restaurante, ela sai para a sala das senhoras. 'Eu fico realmente com nojo', diz ela, 'quando vejo outra mulher pentear os cabelos na sopa'. 

veronica lake peekaboo
Veronica Lake, foto: reprodução.

O único acidente grave que já aconteceu nos cabelos da Senhorita Lake ocorreu há alguns anos, quando ela se inclinou muito perto de um forno, ela estava acendendo e as chamas se ergueram e caíram em suas sobrancelhas.


Hoje em dia ela se afasta dos fogões, mas seu cabelo pega fogo com bastante frequência quando está fumando.''




De acordo ainda com a matéria da Life, a atriz levava cerca de quinze minutos penteando o cabelo, e o seu grande segredo para beleza das madeixas era nunca usar pomadas ou produtos para modelar.

Foto: Reprodução.

O efeito das ondas era adquirido através da manutenção da oleosidade natural dos fios, e somente a parte da franja para fins estéticos do cinema eram modelos com um bob ou babyliss.

Caso use o texto como referência, por favor dê os créditos ao blog.

Quer que eu escreva pra você? Entre em contato através do Instagram @blondevennus. 

Fonte: Revista Life, Fevereiro de 1947.

Me siga no Instagram: @blondevennus 

4 comentários:

Paula Lopes disse...

Ela consegue ser mais desastrada na cozinha do que eu! kkkk Que cabelo lindo e que linda ela... Tenha um ótimo dia, beijos!

Blog Paisagem de Janela
paisagemdejanela.blogspot.com.br

Lulu on the sky disse...

Não conhecia essa história sobre a Veronica Lake. Eu sempre prendo meu cabelo quando vou cozinhar pra evitar desastres.

Big Beijos,
LULU ON THE SKY

Belissimbysheila disse...

Meu cabelo dos sonhos!!! Amei conhecer um pouco mais sobre a Veronica Lake e seu famoso cabelo e como ela cuidava com afinco dos fios.

www.blogbelissima.com.br

Thayse Stein disse...

Gente, que engraçado ler esses trechos da matéria publicada na época! E não facia ideia dessa história da segurança e da propaganda para as mulheres manterem o cabelo preso... Mas o cabelo dela era incrível mesmo, chocada.

Beijos, ♥ brilhodealuguel.com

Tecnologia do Blogger.