A História do Design de Sobrancelha no Século 20

dezembro 13, 2017
Sobrancelhas são sinônimo de expressão facial, sejam arqueadas ou caídas, finas ou grossas, elas conseguem fazer parte do conjunto do olhar de qualquer pessoa, por isso variaram muito ao longo dos séculos de acordo com a personalidade de cada mulher e com as tendências de beleza vigentes.

Foto: Reprodução.

Confira abaixo os principais estilos que estiveram em voga no século 20 e me diga depois qual o seu modelo favorito.


Belle Époque - Austeridade e Naturalidade

A Belle Époque (1890-1914) ficou famosa por ser um momento de renascimento cultural especialmente na Europa e em outros lugares do Ocidente. Foi uma época próspera para todas as artes, em particular para as plásticas.

A moda da Belle Époque seguia muitas vezes inspiração na Art Noveau e não raro, flores, plumas, rendas e babados eram vistas em peças desta época.

a história da sobrancelha
Exemplo de sobrancelhas da Bella Époque.

A maquiagem da Belle Époque era bastante austera se comparada com as décadas que a sucederiam. Bochechas coradas, pele pálida, olhos neutros e sobrancelhas naturais eram a junção perfeita para muitas mulheres.

Pesquisando sobre a Era Eduardiana (1901-1910), época do reinado do Rei Eduardo na Inglaterra, que também está dentro da Belle Époque, podemos encontrar anúncios de tingimentos feito à base de ácido ascórbico (Vitamina C) e vaselina para tonalizar as sobrancelhas.




Não era comum retirar os pêlos e, o mais popular era respeitar o formato original da sobrancelha, a modo de deixá-las o mais natural possível.

Anos 20 - A Dramaticidade no Olhar

A década de 1920 ficou marcada pela exuberância e luxo na moda. O glamour construído ao longo de quase 10 anos foi estrangulado pela terrível crise que eclodiu nos Estados Unidos em 1929.

Atrizes como Louise Brooks e Clara Bow eram consideradas it girls da época e exibiam sobrancelhas extremamente finas e marcantes.
  
a maquiagem nos anos 20
Foto: Reprodução.

Para conseguir uma sobrancelha típica dos anos 20 era necessário uma depilação completa na região, desenhando por cima riscos finos, compridos e muitas vezes caídos, o que ajudava a formar uma expressão no olhar misteriosa e dramática. 

Anos 30 - A Era dos Arcos e do Olhar Blasé 

As sobrancelhas da década de 1930 continuaram a ser finas, no entanto, os modelos arqueados e desenhados acima do formato natural ficaram muito famosos. 

Sobrancelhas de atrizes como Jean Harlow e Marlene Dietrich servem de bons exemplos do que era uma sobrancelha típica dos anos 30. 

maquiagem 1930
Da esquerda pra direita, Marlene Dietrich e Jean Harlow.

Os arcos altos e distantes das pálpebras criaram muitas vezes uma expressão blasé e desinteressada, um reflexo daquela época que foi envolta de muitas incertezas políticas, culturais, econômicas, sociais e entre outras.


Anos 40 - Simplicidade e Praticidade 

Retomada às sobrancelhas naturais, as dos anos 40 eram de espessura intermediária. A indústria da maquiagem já estava bastante desenvolvida, por isso, sombras, tingimentos e lápis específicos para essa região eram vendidos em marcas populares.

maquiagem de 1940
Da esquerda pra direita, Veronica Lake e Rita Hayworth.

Geralmente as mulheres retiravam o excesso de pêlo e redesenhavam eventuais falhas quando necessário. As atrizes Rita Hayworth e Veronica Lake tinham sobrancelhas bem típicas do período, nem muito grossas nem muito finas e com o ponto alto da sobrancelha em formato arredondado.

Por ser um momento de agitação no cotidiano, os cuidados de beleza precisavam ser práticos e de fácil manutenção. 

Anos 50 - A Retomada das Sobrancelhas Grossas 

Conhecida também como a Era Atômica, os anos 50 retomaram com os modelos de sobrancelhas grossas. Nesse quesito, Marilyn Monroe serviu de enorme referência, pois a loira tinha um formato grosso e com o arqueado pontiagudo, formando praticamente um V invertido.

sobrancelha marilyn monroe
Da esquerda pra direita, Marilyn Monroe e Jayne Mansfield.

As mulheres retiravam o excesso no meio e preenchiam as sobrancelhas para que estas ficassem grossas e bem marcadas, criando um olhar sensual e inesquecível.

Outro detalhe é que diferente das décadas anteriores, que alongavam um pouco o comprimento das sobrancelhas, nos anos 50 o tamanho horizontal respeitava o original e por isso, eram muitas vezes mais curtas.

Anos 60 - Maior Liberdade nos Estilos 

A partir dos anos 60 os formatos se tornaram cada dia mais variados, sendo assim, fica difícil definir uma tendência única nesta década, mas podemos mencionar o tema da androgenia começando a ser melhor debatido e apresentando modelos sem sobrancelhas em editoriais, e sobrancelhas de Priscilla Presley e Twiggy servindo de inspiração no mundo da beleza, embora muito diferentes entre si.

maquiagem de 1960
Da esquerda pra direita, Twiggy e Priscilla Presley.

Twiggy tinha uma sobrancelha bastante natural e discreta, enquanto Priscilla tinha pêlos escuros e marcantes. Esse contraste nos mostra o quanto os anos 60 esteticamente estava caminhando para uma pluralidade maior e sem preconceitos.

Talvez o elo entre tantos modelos diferentes fosse o uso de sombras brancas e peroladas usadas constantemente abaixo da sobrancelha, afim de criar um ponto de luz no olhar.

Anos 70 - Finas e Coloridas 

Possivelmente uma das décadas de maior auge do rock and roll, a década de 70 experimentou uma efervescência musical enorme. A música e as bandas passaram a influenciar o cotidiano e estilo de vida de diversos jovens ao redor do mundo.

Padrões de beleza foram questionados e reformulados, o que antes era tido como feio e estranho passou a ser apreciado no mundo artístico. 

a história da sobrancelha
Maquiagem Glam Rock dos anos 70.

Bandas de Glam Rock foram muito importantes na construção da maquiagem dos anos 70. Com cores vibrantes e brilhantes, trouxeram irreverência e originalidade para a moda.

As sobrancelhas dos anos 70 tendiam a ser naturais e coloridas. Muitas vezes elas eram tingidas de tons inusitados como o amarelo, rosa e vermelho. 

Anos 80 - Levemente (ou Muito) Bagunçadas 

Em 2017 as sobrancelhas bagunçadas e com formato de pena entraram na moda, mas a verdade é que desde 1980 sobrancelhas levemente ou muito bagunçadas já eram tendência.

a história da sobrancelha
Madonna nos anos 80.

A cantora norte-americana Madonna lançou em 1984 dois álbuns de estréia, o Madonna e Like a VirgenNa época, a Rainha do Pop exibia grossas sobrancelhas com excesso e bagunçadas para cima, não demorou muito pra que Madonna se tornasse uma promessa da música pop e uma it girl de seu tempo. 


Anos 90 - A Volta das Sobrancelhas Finas

Auge da música pop e com filmes de temáticas adolescentes sendo lançados a todo momento, os anos 90 tiveram uma maquiagem típica bastante neutra. Olhos em tons terrosos, boca nude e maçãs do rosto bronzeadas faziam parte do conjunto para uma boa maquiagem da época. 

maquiagem dos anos 90
Foto: Reprodução.

O formato de sobrancelha tendia a ser arqueado e fino, preencher falhas também fazia parte da rotina para sobrancelhas perfeitas.

Algumas pessoas mais ousadas começaram a depilar e fazer o desenho com lápis de olho, uma espécie de revival dos anos 20 e 30.

Texto escrito por Gabriela Lira. Caso use o texto como referência, por favor dê os créditos ao blog. Plágio é crime e está sujeito à pena!

Quer que eu escreva pra você? Entre em contato através do Instagram @blondevennus. 


Informações do curso aqui.



Caso use algum material do blog como referência, por favor dê os créditos.

Me siga no Instagram: @blondevennus 

3 comentários:

Dona de Casa Moderna disse...

Uuuuual

A moda é um ciclo, né? ;)

beijos ♥
Dona de Casa Moderna

Lulu on the sky disse...

Eu prefiro sobrancelhas grossas, não bagunçadas como eram da Malu Mader na década de 80, mas alinhadas sabe?

Big Beijos,
LULU ON THE SKY

Ariadne Rodrigues disse...

Que post completo! Gostei muito de ver como se deu a evolução das sobrancelhas no decorrer das décadas. Eu nunca curti sobrancelhas finas, gosto delas mais grossas, porém bem feitas, gosto também de um leve arqueamento em formato de V.

bjus

Ari ♥
www.devoltaaoretro.com.br

Tecnologia do Blogger.