Análise de Figurino - À Beira do Abismo e A Dama de Xangai

março 22, 2017
O figurino é sem dúvidas um dos pontos mais importantes em qualquer produção cinematográfica, afinal de contas, a moda diz muito à respeito das personagens e da atmosfera que compõe a história.

Pensando nisso, resolvi comentar o figurino dos dois últimos filmes vistos por mim. Além de podermos nos inspirar com as roupas, vai ser um modo de apresentar um pouquinho mais desse universo fantástico das películas antigas! 

The Big Sleep movie costumes
Pôsteres dos filmes.

A Dama de Xangai (1947)

Com título original de The Lady From Shanghai, essa produção de (1947) conta com a direção de Orson Welles, que também participou do elenco.

A história gira em torno de Michael O'Hara (Orson Welles), um marinheiro ingênuo que passa a trabalhar na tripulação do promotor Arthur Bannister.

Foto: Reprodução. Rita Hayworth em cena de A Dama de Xangai.

Arthur é casado com a bela Elsa (Rita Hayworth), e automaticamente nasce um sentimento amoroso entre Michael e ela. Na tripulação de Arthur há ainda o amigo do mesmo, chamado George Grisby.

 

George bola um plano mirabolante de forjar a própria morte e conta com a ajuda de Michael para isso, no entanto, as coisas começam a perder o sentido quando o corpo de George é encontrado sem vida!

Foto: Reprodução. Transparência e listrado marcaram presença.

O enredo de A Dama de Xangai é cheio de reviravoltas, e é um prato cheio para os fãs do film noir. Ele reúne em si todos os elementos básicos do gênero, como por exemplo: uma jovem mulher misteriosa, clima de investigação e um desfecho inacreditável.


Sinopse do Filme 

"Michael O'Hara (Orson Welles) é um marinheiro que vê a bela Elsa Bannister (Rita Hayworth) passeando de charrete no parque. Ele a ajuda quando ela é assaltada por três homens, levando-a até seu carro. No dia seguinte Michael recebe a visita de Arthur Bannister (Everet Sloane), marido de Elsa e um advogado criminalista consagrado, que deseja que ele trabalhe em seu iate durante uma viagem que o casal fará. Inicialmente relutante, Michael aceita o trabalho devido à atração que sente por Elsa. Na viagem também está George Grisby (Glenn Anders), sócio de Arthur, que oferece a Michael US$ 5 mil caso ele o mate" [1] 

Foto: Reprodução. Rita Hayworth.

De Olho no Figurino

O figurino de The Lady From Shangai é uma excelente fonte de inspiração para mulheres com estilo de vida mais glamourouso e ao mesmo tempo pontual. 
Todas as roupas usadas por Rita são de cores neutras e deixam transparecer claramente a sofisticação dos anos 40.

Foto: Rita Hayworth em fotos promocionais do filme.

Deixo aqui o destaque para quatro peças em especial: a primeira delas trata-se de um vestido de bolinhas que a personagem Elsa usa ainda no início do filme. Esse estilo de estampa é altamente popular e fácil de ser encontrada, e é sem dúvidas uma das peças coringas para qualquer pin-up ou mulher retrô.

The Lady From Shanghai movie
Algumas das roupas da personagem Elsa.

Outro vestido interessante de Elsa é uma peça branca, de corte reto e com transparência no colo. Transparência continua em alta e se usadas nos lugares corretos conferem ao look um ar sexy.

Foto: Reprodução.

Além desse vestido branco, no guarda-roupa da loira há um maiô simples de cor preta, porém bem ajustado ao corpo e o clássico vestido escuro da emblemática cena dos espelhos, no qual Rita aparece usando também luvas bordadas.

Foto: Reprodução. A principal cena do filme.

Um outro ponto que podemos observar é a constante utilização do tomara-que-caia, caimento que valoriza a silhueta da mulher e dá porte nobre à silhueta.


À Beira do Abismo (1946)

O segundo filme é À Beira do Abismo (1946). Com título original de The Big Sleep, é uma outra produção do gênero film noir e conta com Lauren Bacall e Humphrey Bogart nos papéis principais.

Foto: Reprodução. Lauren Bacall e Humphrey Bogart.

Uma curiosidade desse filme é que Lauren e Bogart já estavam casados há um ano, e foi bem bonito vê-los atuando pela primeira vez juntos como marido e mulher (eles haviam atuado antes em 1944 no filme Uma Aventura na Martinica, e foi exatamente durante essas filmagens que eles se conheceram). 

Foto: Reprodução. 

À Beira do Abismo tem um enredo confuso
e sucintamente é sobre uma investigação envolvendo duas irmãs completamente diferentes entre si. 

A história é difícil de explicar porque dá muitos saltos e deixa alguns fiapos soltos pelo caminho, por isso, quem tiver interesse eu indico que veja!

Sinopse do Filme

"Um detetive particular, Philip Marlowe (Humphrey Bogart), é chamado por Sternwood (Charles Waldron), um milionário que diz que está sendo chantageado novamente, pois há dois anos pagou US$ 5 mil para que Joe Brody (Louis Jean Heydt) deixasse Carmen (Martha Vickers), sua filha mais nova, em paz. Agora Arthur Gwynn Geiger (Theodore von Eltz) quer receber alguns milhares dólares, referentes a dívidas de jogo de Carmen. Philip aconselha que a dívida seja paga, pois Carmen assinou promissórias, mas Sternwood quer de qualquer maneira ficar livre de Geiger e diz para Marlowe cuidar disto. 

Antes que saia da mansão Vivian (Lauren Bacall), a filha mais velha de Sternwood, fala com Marlowe e lhe pede que encontre Shawn Regan, um grande amigo de Sternwood, que desapareceu. Marlowe segue Geiger até a casa dele e fica vigiando. Então repentinamente ouve um tiro e vê um carro fugindo. Marlowe constata que Geiger foi morto e ao lado dele está Carmen, que não tem noção do que está acontecendo, pois está drogada. Ele a leva para casa e deixa Carmen aos cuidados de Vivian, construindo um álibi ao dizer para Vivian que, para todos os efeitos, Carmen ficou ali toda a noite. Porém esta era apenas a primeira de várias mortes" [2] 

Foto: Reprodução.

De Olho no Figurino

O figurino de The Big Sleep é praticamente voltado para a personagem de Lauren, uma jovem rica, elegante e que se veste bem.

O look mais marcante dela em À Beira do Abismo, com certeza, é o conjuntinho pied-de-poule usado juntamente com uma boina.

Lauren Bacall the big sleep cloths
Figurino usado por Lauren em À Beira do Abismo.

Todas as roupas da personagem apresentam corte reto e geralmente com tecidos mais densos, típico dos anos 40, época de guerra e de escassez de material para indumentária.

Foto: Reprodução. O principal look do filme é o conjunto em pied-de-poule.

Uma outra peça que me chamou atenção foi um blazer prateado! Isso mesmo, achei bastante futurístico para a década de 40.

Foto: Reprodução. Lauren Bacall.

E por fim, a atriz que interpreta a irmã de Lauren, Martha Vickers, aparece bem no comecinho do filme com uma roupa simples, mas excelente para o verão brasileiro: um short parecendo saia com estampa de poá, cinto e uma camisetinha básica preta!

The Big Sleep 1946 Martha Vickers
Martha Vickers.

Ficha técnica:

Título: The Lady From Shangai
Ano: 1947
Diretor: Orson Welles
Figurinista: Jean Louis

Título: The Big Sleep
Ano: 1946
Diretor: Howard Hawks
Figurinista: Leah Rhodes

Fontes:

[1] Sinopse retirada do site Adoro Cinema, clique aqui para acessar.

[2] Sinopse retirada do site Adoro Cinema, clique aqui para acessar.

Me siga no Instagram: @blondevennus 

8 comentários:

.lívia. disse...

que post bacana mostrando os figurinos desses filmes,adorei!

www.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido

Camila Faria disse...

The Big Sleep eu assisti recentemente (e realmente, que trama enroladinha, né?). Lauren & Humphrey, como não amar esse casal? A Dama de Xangai eu nunca assisti, acredita? Vou correr atrás. Figurinos lindos!!!

Um beijo! Não Me Mande Flores

Lulu on the sky disse...

Amei o figurino da Lauren Bacall. Sempre diva e elegante.
big beijos
www.luluonthesky.com

Anete Oliveira disse...

Não conhecia nenhum dos filmes, lindos os figurinos, principalmente de A Beira do Abismo.

Beijos/Xoxo.

Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fan Page Coisitas e Coisinhas
Instagram

Jéssica Pedrotti disse...

Eu adoro analisar os figurinos dos filmes. Eles contam uma história a parte.

Beijos ♥

Jéssica || Fashion Jacket
www.fashionjacket.com.br

Thayse Stein disse...

Gente, que maravilhoso esse post. Amei essa peça com a transparência sobrepondo o vestido, deu um ar tão elegante e diferenciado. Nunca tinha ouvido falar nesses filmes, fiquei curiosa pra ver tudo de perto!

Ah, e parabéns pela tua bolsa alcançada! E espero que dê tudo certo pra ti na faculdade de arquitetura, estou torcendo :D


Beijos
Brilho de Aluguel

Luana disse...

adorei os looks dos figurinos!
achei os últimos super elegantes! :D

xoxo
Guria do Século Passado

Anna Lê disse...

Lindos os Looks daquela época né ?

Amei esse post amôura.

Beijo.

| O Blog Que Não é Blog |

| Instagram: @aquelenaoblog |

| Cadastre-se no Clixsense e Ganhe por Clicar em Links |

Tecnologia do Blogger.